Normas Sociais e Morais, Desenvolvimento Cognitivo e Expressão do Racismo em Crianças

França, Dalila Xavier de; Silva, Khalil da Costa; Lima, Izy Rebeka Gomes; Oliveira, Yasmim Nascimento de;

Resumo:

O preconceito e a discriminação racial são fenômenos presentes nas relações sociais (Snowden, 1995). No caso específico da sociedade brasileira, ressalta-se a persistência de atitudes preconceituosas e condutas discriminatórias contra os negros, grupo que, historicamente, tem ocupado estratos sociais menos privilegiados e sofrem processos de desigualdade em diversos contextos, a exemplo do acesso à educação e à saúde, e da renda (Fernandes, 1972/2007; IPEA, 2011). O preconceito e a discriminação direcionada ao grupo dos negros estão incluídos no fenômeno do racismo, definido por Lima e Vala (2004b) como o processo de hierarquização, exclusão e discriminação contra um indivíduo ou toda uma categoria social que é definida como diferente, com base em alguma marca física externa (real ou imaginada), que é ressignificada em termos de uma marca culturalinterna que define padrões de comportamento.

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DOI: 10.5151/9786555060393-10

Como citar:

FRANçA, Dalila Xavier de; SILVA, Khalil da Costa; LIMA, Izy Rebeka Gomes; OLIVEIRA, Yasmim Nascimento de; "Normas Sociais e Morais, Desenvolvimento Cognitivo e Expressão do Racismo em Crianças", p. 197 -218. In: Processos Psicossociais de Exclusão Social. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060393, DOI 10.5151/9786555060393-10