Educação Empreendedora: O uso da Criatividade na Formação do Profissional do Século XXI

Willerding, Inara Antunes Vieira ; Lapolli, Édis Mafra

Resumo:

Com o propósito de obter êxito frente aos desafios do século XXI, as empresas são impulsionadas a atingir um novo perfil de mercado, trazendo à tona a valorização do indivíduo. Assim como as empresas, os profissionais
também experimentam essas mudanças, tendo que se adaptar constantemente ao ritmo em diferentes âmbitos, principalmente na atuação profissional. Com base nessa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da educação empreendedora como fator de sucesso na formação profissional no século XXI por meio da criatividade. Uma educação que acompanhe o ritmo acelerado das mudanças de mercado, utilizando metodologias ativas e significativas, estimulando a criatividade e os conhecimentos interdisciplinarmente consciente por meio de vivências sentidas e vividas, tendo na figura do professor, um mediador, um facilitador. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e qualitativa. Com essa pesquisa, concluiu-se que é imprescindível uma educação diferenciada visando o despertar da criatividade e de características empreendedoras, contribuindo, assim, para 
um profissional com competências essenciais que o século XXI demanda.

34 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580394269-10

Referências bibliográficas
  • ALONSO, L. Formação ao longo da vida e aprender a aprender. Debate Nacional sobre Educação, 2006. BEUX, E. D. Metodologias Ativas e o Professor Empreendedor. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/182281/Artigo%20 final%20Elis%C3%A2ngela.pdf?sequence=1. Acesso em: 22 mar. 2019. DORNELAS, José Carlos Assis. Transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Como citar:

WILLERDING, Inara Antunes Vieira; LAPOLLI, Édis Mafra; "Educação Empreendedora: O uso da Criatividade na Formação do Profissional do Século XXI", p. 181-96. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação - Vol. 5. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-10