Educação Empreendedora: O uso da Criatividade na Formação do Profissional do Século XXI

Willerding, Inara Antunes Vieira; Lapolli, Édis Mafra;

Resumo:

Com o propósito de obter êxito frente aos desafios do século XXI, as empresas são impulsionadas a atingir um novo perfil de mercado, trazendo à tona a valorização do indivíduo. Assim como as empresas, os profissionaistambém experimentam essas mudanças, tendo que se adaptar constantemente ao ritmo em diferentes âmbitos, principalmente na atuação profissional. Com base nessa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da educação empreendedora como fator de sucesso na formação profissional no século XXI por meio da criatividade. Uma educação que acompanhe o ritmo acelerado das mudanças de mercado, utilizando metodologias ativas e significativas, estimulando a criatividade e os conhecimentos interdisciplinarmente consciente por meio de vivências sentidas e vividas, tendo na figura do professor, um mediador, um facilitador. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e qualitativa. Com essa pesquisa, concluiu-se que é imprescindível uma educação diferenciada visando o despertar da criatividade e de características empreendedoras, contribuindo, assim, para um profissional com competências essenciais que o século XXI demanda.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394269-10

Referências bibliográficas
  • ALONSO, L. Formação ao longo da vida e aprender a aprender. Debate Nacional sobre Educação, 2006. BEUX, E. D. Metodologias Ativas e o Professor Empreendedor. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/182281/Artigo%20 final%20Elis%C3%A2ngela.pdf?sequence=1. Acesso em: 22 mar. 2019. DORNELAS, José Carlos Assis. Transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Como citar:

WILLERDING, Inara Antunes Vieira; LAPOLLI, Édis Mafra; "Educação Empreendedora: O uso da Criatividade na Formação do Profissional do Século XXI", p. 181 -96. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-10