A Atividade de Inteligência na Gerência Moderna

Espuny, Herbert Gonçalves

Resumo:

A atividade de inteligência sempre foi permeada de certo grau de mistério: os filmes de Hollywood, com seus famosos espiões, quase super-heróis, mostram peripécias de setores ultrassecretos, que trabalham para os níveis estratégicos das organizações (normalmente, governos!) e as pessoas que ali trabalham são sobre-humanas, com poderes especiais! Ledo engano! A atividade de inteligência é baseada numa metodologia bastante organizada, deve ser desenvolvida por pessoas pacientes e estudiosas e o grande objetivo é subsidiar decisões importantes na organização (tanto públicas, quanto privadas!). Antes praticada tão somente por governos,atualmente inteligência como atividade ligada à gestão pode ser praticada porqualquer organização. E mais: as últimas conquistas na área da tecnologia dainformação, como o big data, porexemplo, tornam a atividade de inteligência perfeitamente possível para organizações de grande, médio ou pequeno porte. O objetivo deste capítulo é mostrar que as conquistas da chamada indústria 4.0 e, consequentemente, da Gestão 4.0 já estão batendo à porta dos profissionais modernos: é preciso conhecer as inovações! Épreciso praticá-las! É preciso compreender os conceitos da atividade de inteligência! É preciso adaptar as organizações para estas novas realidades!


32 downloads

inovações tecnologicas, tecnologia da informação

DOI: 10.5151/9786555500059-10

Referências bibliográficas
  • ESPUNY, Herbert Gonçalves. Conhecimento e Gestão: A Atividade de Inteligência na Polícia Civil do Estado de São Paulo. 2016. Tese apresentada ao Programa de Pós--Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista – UNIP. Disponível em: https://www.unip.br/presencial/ensino/pos_graduacao/strictosensu/eng_producao/download/eng_herbertgoncalvesespuny.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019. GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência Competitiva: Como transformar informação em um negócio lucrativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. MARÓSTICA, Eduardo; MARÓSTICA, Neiva Alessandra Coelho; CASTELO BRANCO, Valdec Romero. Inteligência de Mercado. Eduardo Maróstica (organizador). São Paulo: Cengage Learning, 2014.
Como citar:

ESPUNY, Herbert Gonçalves; "A Atividade de Inteligência na Gerência Moderna", p. 210-221. Gestão 4.0 em tempos de disrupção. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555500059, DOI 10.5151/9786555500059-10