Análise do Processo de Comunicação dos Alimentos Funcionais: um Estudo das Embalagens de Pães de Fôrma

Ribeiro, Suellen Santos K.; Ferreira, João Cairo; Ferreira, Marco Antônio;

Resumo:

O pão está entre os alimentos que mais prevalece na construção da dieta do brasileiro, com alto consumo diário e em proporções próximas entre o público masculino e feminino, além de ser acessível para diferentes rendas familiares. O consumo de pão dentro dos domicílios do Brasil pode chegar a até 6% da quantidade de caloria total da alimentação familiar (SOUZA et al., 2013). As tendências de consumo dos brasileiros têm passado por um processo de mudança ao longo dos últimos anos, principalmente em relação à alimentação. Os consumidores buscam por variedades e inovações no setor alimentício, mostrando uma postura mais crítica e exigente à criação de novos produtos. Fatores como a individualidade, o ambiente e as alterações emocionais de cada indivíduo devem ser levados em consideração na análise de tendência de consumo de cada grupo de consumidores (GOULART; CHEUNG, 2014).

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393538-10

Referências bibliográficas
  • ABIP. Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria. Desempenho do setor de panificação e confeitaria brasileiro. 2012. Disponível em: Acesso em: 21 set. 2016. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. ANVISA. Resolução – RE nº 263 de 22 de setembro de 2005. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2017. ______. Resolução – RE nº 1.591 de 14 de junho de 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2017.
Como citar:

RIBEIRO, Suellen Santos K.; FERREIRA, João Cairo; FERREIRA, Marco Antônio; "Análise do Processo de Comunicação dos Alimentos Funcionais: um Estudo das Embalagens de Pães de Fôrma", p. 259 -284. In: Tópicos em Ciências e Tecnologia de Alimentos: Resultados de Pesquisas Acadêmicas - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580393538, DOI 10.5151/9788580393538-10