Eletrônica básica utilizando a metodologia da Blended Learning

Gomes, Alexandro Lima; Júnior, Eduardo Tocchetto de Oliveira; Moro, Francielli Freitas; Silva, Lucyene Lopes da;

Resumo:

O uso de recursos tecnológicos dentro do contexto educacional, mais especificamente no ensino e aprendizagem, vem gradativamente crescendo e transformando o ambiente escolar. De acordo com Miyamoto (2017, p. 497), “o uso de tecnologias promove um efeito diferenciado no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que esses instrumentos facilitam o acesso de todos os alunos ao conteúdo estudado”. Aplicações focadas ao ambiente educacional vêm recebendo maior atenção e gradativamente o desenvolvimento de aplicações que agregam cada vez mais a consolidação de novos conceitos computacionais vêm crescendo. Os educadores, por sua vez, precisam se adaptar a essa realidade e buscar meios para conduzir o conhecimento com o uso dos aplicativos ou ferramentas on-line na sala de aula, criando atividades que facilitem a vida profissional e social dos alunos.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393613-10

Referências bibliográficas
  • ARAÚJO, R.; PANERAI, T. Relato de experiência de blended learning: o MOODLE e o Facebook como ambientes de extensão da sala de aula presencial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA. WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 18., 2012, Rio de Janeiro, Anais… Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 1, n. 1. BARBOSA, R. M. (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. BEIRA, D. G.; NAKAMOTO, P. T. A formação docente inicial e continuada prepara os professores para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE2016), 5.; WORKSHOP EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WIE), 22., 2016, Uberlândia. Anais… Uberlândia: UFU, 2016. p. 825-834.
Como citar:

GOMES, Alexandro Lima; JúNIOR, Eduardo Tocchetto de Oliveira; MORO, Francielli Freitas; SILVA, Lucyene Lopes da; "Eletrônica básica utilizando a metodologia da Blended Learning", p. 214 -227. In: EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-10