Motivos: uma Análise da Prova de Redação do Enem
Melati, Nathalia
Resumo:
O ensino da produção textual é um desafio comum aos professores de Língua Portuguesa. Para o Ensino Médio, é ainda mais latente a exigência de capacitar os alunos para que possam realizar as mais diversas provas previstas no início da vida adulta. Às vésperas do vestibular e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), esses estudantes compreendem as características essenciais de um texto, inclusive de uma produção argumentativa. Falta-lhes, no entanto, a compreensão do que diferencia uma redação excelente de uma mediana numa perspectiva avaliativa e, sobretudo, persuasiva. Como profissionais da língua, há uma tendência natural de o professor corrigir apenas os erros presentes na superfície do texto, sem levar em conta a propriedade maior de um discurso: agir sobre o mundo. Escrevemos com o objetivo de criar um texto que possa causar efeito, em momentos e locais diferentes (BAZERMAN, 2015). Isso significa que, ao produzir texto, esperamos uma reação a ele. Ao escrever um comentário reclamando de qualquer produto nas redes sociais, espera-se, claramente, que o responsável pela
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DOI: 10.5151/9788580393675-10
Referências bibliográficas
- ARISTÓTELES. Retórica. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011. BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): relatório pedagógico 2009-2010/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: O Instituto, 2013.
Como citar:
MELATI, Nathalia; "Motivos: uma Análise da Prova de Redação do Enem", p. 143-157. Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-10