O psicólogo nas Creches/Pré-escolas da USP: cuidar e educar como possibilidade de promoção em saúde mental
Lins, Flávia Ranoya Seixas ; Paschoal, Ligia Perez ; Bandeira, Denise ; Krodi, Prislaine ; Magaldi, Maria Clotilde Barros
Resumo:
Este texto foi formulado pelo grupo de psicólogas da rede de Creches/Pré-escolas da Universidade de São Paulo (USP). Desde sua origem, esse profissional partilha das
discussões desenvolvidas no âmbito do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, que compreendem a prática do psicólogo na escola em sua vertente
institucional, e não meramente clínica. Dentro dessa tradição e com base em referências produzidas por pesquisadores sobre as conexões entre psicanálise e educação, pretende-se discutir de que forma a psicanálise se torna o fio condutor das intervenções de profissionais que miram a promoção em saúde mental, em um espaço educacional, na primeiríssima infância. Para ilustrar esta prática, apresentaremos, como uma das possibilidades de intervenção, o processo de adaptação/acolhimento de um bebê com sinais de sofrimento psíquico.
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DOI: 10.5151/9788580392906-10
Referências bibliográficas
- Arendt, H. (2003). A crise na educação. In Entre o passado e o futuro (5a. ed.). São Paulo: Perspectiva. Betts, J. A. (2012). As fórmulas da sexuação e a psicanálise em extensão. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 41-42, 9-21, jul. 2011/jun. 2012. Campos, M. M., Rosemberg, F., & Ferreira, I. M. (2001). Creches e Pré-Escolas no Brasil. São Paulo: Cortez/Fundação Carlos Chagas. Crespin, G. (2005). A clínica precoce: o nascimento do humano. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Como citar:
LINS, Flávia Ranoya Seixas; PASCHOAL, Ligia Perez; BANDEIRA, Denise; KRODI, Prislaine; MAGALDI, Maria Clotilde Barros; "O psicólogo nas Creches/Pré-escolas da USP: cuidar e educar como possibilidade de promoção em saúde mental", p. 149-158. Concepções e proposições em Psicologia e Educação: A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-10