O psicólogo nas Creches/Pré-escolas da USP: cuidar e educar como possibilidade de promoção em saúde mental

Lins, Flávia Ranoya Seixas; Paschoal, Ligia Perez; Bandeira, Denise; Krodi, Prislaine; Magaldi, Maria Clotilde Barros;

Resumo:

Este texto foi formulado pelo grupo de psicólogas da rede de Creches/Pré-escolas da Universidade de São Paulo (USP). Desde sua origem, esse profissional partilha dasdiscussões desenvolvidas no âmbito do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, que compreendem a prática do psicólogo na escola em sua vertenteinstitucional, e não meramente clínica. Dentro dessa tradição e com base em referências produzidas por pesquisadores sobre as conexões entre psicanálise e educação, pretende-se discutir de que forma a psicanálise se torna o fio condutor das intervenções de profissionais que miram a promoção em saúde mental, em um espaço educacional, na primeiríssima infância. Para ilustrar esta prática, apresentaremos, como uma das possibilidades de intervenção, o processo de adaptação/acolhimento de um bebê com sinais de sofrimento psíquico.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392906-10

Referências bibliográficas
  • Arendt, H. (2003). A crise na educação. In Entre o passado e o futuro (5a. ed.). São Paulo: Perspectiva. Betts, J. A. (2012). As fórmulas da sexuação e a psicanálise em extensão. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 41-42, 9-21, jul. 2011/jun. 2012. Campos, M. M., Rosemberg, F., & Ferreira, I. M. (2001). Creches e Pré-Escolas no Brasil. São Paulo: Cortez/Fundação Carlos Chagas. Crespin, G. (2005). A clínica precoce: o nascimento do humano. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Como citar:

LINS, Flávia Ranoya Seixas; PASCHOAL, Ligia Perez; BANDEIRA, Denise; KRODI, Prislaine; MAGALDI, Maria Clotilde Barros; "O psicólogo nas Creches/Pré-escolas da USP: cuidar e educar como possibilidade de promoção em saúde mental", p. 149 -158. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-10