Inovação social dirigida pelo design

Freire, Karine de Mello

Resumo:

Ao usarmos a expressão inovação social, referimo-nos a soluções capazes de

gerar valor social, independentemente da entidade que a produz: governo, organizações

da sociedade civil, organizações do mercado ou até mesmo as famílias.

O valor social diz respeito aos benefícios que a solução traz para a coletividade

e está ligado a formas mais sustentáveis de viver, de produzir e de consumir em

sociedade. Novas formas de desenvolvimento, ligadas ao capital humano e social,

capazes de preservar o capital natural e de gerar capital econômico para que se

estabeleçam. São soluções capazes de transformar os padrões de comportamento

estabelecidos e de propor novos valores e normas culturais. Assim, as propostas

de valor social devem estimular a sensação de pertencimento das pessoas que

serão afetadas pela nova solução; a responsabilidade social das organizações que

as oferecem; a reciprocidade das relações entre os membros de um ecossistema

e a sociedade; por fim, a viver uma vida significativa, que promova o bem-estar

coletivo (OUDEN, 2012).

 

Assim, uma inovação social promove mudanças qualitativas no bem-estar

social, resultantes do engajamento das pessoas que compartilham interesses comuns

e do fortalecimento do capital humano e social no projeto de soluções capazes

de promovê-la. É ligada a soluções que visam a melhorar a qualidade dos

contextos de vida. Por isso, seus projetistas veem as pessoas como possuidoras de

necessidades, mas também de capacidades, estimulando-as a usá-las para promover

o bem-estar ativo e reforçar o tecido social (MANZINI, 2008).

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DOI: 10.5151/9788580392661-10

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Como citar:

FREIRE, Karine de Mello; "Inovação social dirigida pelo design", p. 111-124. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-10