Inovação social dirigida pelo design
Freire, Karine de Mello
Resumo:
Ao usarmos a expressão inovação social, referimo-nos a soluções capazes de gerar valor social, independentemente da entidade que a produz: governo, organizações da sociedade civil, organizações do mercado ou até mesmo as famílias. O valor social diz respeito aos benefícios que a solução traz para a coletividade e está ligado a formas mais sustentáveis de viver, de produzir e de consumir em sociedade. Novas formas de desenvolvimento, ligadas ao capital humano e social, capazes de preservar o capital natural e de gerar capital econômico para que se estabeleçam. São soluções capazes de transformar os padrões de comportamento estabelecidos e de propor novos valores e normas culturais. Assim, as propostas de valor social devem estimular a sensação de pertencimento das pessoas que serão afetadas pela nova solução; a responsabilidade social das organizações que as oferecem; a reciprocidade das relações entre os membros de um ecossistema e a sociedade; por fim, a viver uma vida significativa, que promova o bem-estar coletivo (OUDEN, 2012). Assim, uma inovação social promove mudanças qualitativas no bem-estar social, resultantes do engajamento das pessoas que compartilham interesses comuns e do fortalecimento do capital humano e social no projeto de soluções capazes de promovê-la. É ligada a soluções que visam a melhorar a qualidade dos contextos de vida. Por isso, seus projetistas veem as pessoas como possuidoras de necessidades, mas também de capacidades, estimulando-as a usá-las para promover o bem-estar ativo e reforçar o tecido social (MANZINI, 2008).
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DOI: 10.5151/9788580392661-10
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Como citar:
FREIRE, Karine de Mello; "Inovação social dirigida pelo design", p. 111-124. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-10