Inovação social dirigida pelo design

FREIRE, Karine de Mello;

Resumo:

Ao usarmos a expressão inovação social, referimo-nos a soluções capazes degerar valor social, independentemente da entidade que a produz: governo, organizaçõesda sociedade civil, organizações do mercado ou até mesmo as famílias.O valor social diz respeito aos benefícios que a solução traz para a coletividadee está ligado a formas mais sustentáveis de viver, de produzir e de consumir emsociedade. Novas formas de desenvolvimento, ligadas ao capital humano e social,capazes de preservar o capital natural e de gerar capital econômico para que seestabeleçam. São soluções capazes de transformar os padrões de comportamentoestabelecidos e de propor novos valores e normas culturais. Assim, as propostasde valor social devem estimular a sensação de pertencimento das pessoas queserão afetadas pela nova solução; a responsabilidade social das organizações queas oferecem; a reciprocidade das relações entre os membros de um ecossistemae a sociedade; por fim, a viver uma vida significativa, que promova o bem-estarcoletivo (OUDEN, 2012). Assim, uma inovação social promove mudanças qualitativas no bem-estarsocial, resultantes do engajamento das pessoas que compartilham interesses comunse do fortalecimento do capital humano e social no projeto de soluções capazesde promovê-la. É ligada a soluções que visam a melhorar a qualidade doscontextos de vida. Por isso, seus projetistas veem as pessoas como possuidoras denecessidades, mas também de capacidades, estimulando-as a usá-las para promovero bem-estar ativo e reforçar o tecido social (MANZINI, 2008).

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392661-10

Referências bibliográficas
  • ALMIRALL, E.; LEE, M.; WAREHAM, J. Mapping living labs in the landscape of Innovation Methodologies. Technology Innovation Management Review, set. 2012. ARNKIL, R.; JÄRVENSIVU, A.; KOSKI, P.; PIIRAINEN, T. Exploring Quadruple Helix: Outlining user-oriented innovation models. Final Report on Quadruple Helix Research for the CLIQ project. Tampere: Tampereen yliopistopaino Oy Juvenes Print, 2010 BIGNETTI, L. P. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p. 3-14, jan./abr. 2011. BINDER, T. Why design labs? Design Inquires, 2007. CIPOLLA, C.; MOURA, H. T. Social innovation in Brazil through design strategy. Design Management Journal, v. 6, fasc. 1, p. 40-51, 2012. DESIS. Showcase. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2015. FRANZATO, C. et al. Inovação Cultural e Social: design estratégico e ecossistemas criativos. In FREIRE, K. (Org.). Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. São Paulo: Kazuá, 2015. p. 157-182. GOODLAND, R. Sustainability: human, social, economic and environmental. In TIMMERMAN, P. (Ed.). Encyclopedia of Global Environmental Change. Chichester: John Wiley & Sons, 2002. (Vol. 5: Social and Economic Dimensions of Global Environmental Change, p. 489-491). HASSAN, Z. The Social Labs Revolution: a new approach to solving our most complex challenges. San Francisco: Berret-Koehlet Publishers, 2014. KELLEY, T. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2014. LEMINEN, S.; WESTERLUND, M.; NYSTRÖM, A. Living Labs as Open-Innovation Networks. Technology Innovation Management Review, set. 2012. MANZINI, E; JÉGOU, F. Sustainably everyday: scenarios of urban life. Milano: Edizioni Ambiente, 2003. MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008. ______. Introduction. In MERONI, A.; SANGIORGI, D. Design for services. Surrey: Gower Publishing, 2011. p.1-6. ______. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Design Issues, v. 30, n. 1, 2014. ______. Design, when everybody designs. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. MALDONADO, T. Meio Ambiente e Ideologia. Lisboa: Socicultur, 1971. MERONI, A.; SANGIORGI, D. Design for services. Surrey: Gower Publishing, 2011. MURRAY, R.; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G. The open book of social innovation. London: The young Foundation, 2010. OUDEN, E. Innovation Design: Creating value for people, organizations and society. New York: Springer, 2012. SANDERS, E. B.-N.; STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, v. 4, n. 1, p. 5-18, mar. 2008. SENNETT, R. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2013. TAN, L. Dott 07: Seven ‘new’ roles designers are playing in public life. Design Phd Conference: Sustainability, Innovation and Design. Lancaster: Lancaster University, 2009. VERGANTI, R. Design-Driven Innovation. Boston: Harvard Business Press, 2009. WOOD, R. The future of strategy: the role of the new sciences. In LISSACK, M.; GUNZ, H. (Ed.). Managing Complexity in organizations: a view in many directions. Westport: Quorum books, 1999. p.118-164. YEE, J.; TAN, L.; MEREDITH, P. The emergent roles of a designer in the development of an e-learning service. First Nordic Conference on Service Design and Service Innovation, 2009.
Como citar:

FREIRE, Karine de Mello; "Inovação social dirigida pelo design", p. 111 -124. In: Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-10