Uma Proposta Didática para o Ensino de Perímetro e Área no Ensino Fundamental II

Araujo, Debora Simone Ferreira de Queiroz; Cavalcanti, Anete Soares;

Resumo:

A Geometria é, sem dúvida, uma das partes mais fascinantesda Matemática. Sua integração com a Álgebra e a Aritmética torna essa unidadetemática ainda mais envolvente, mas esse fascínio não é vivido pelos alunos doEnsino Fundamental II, pois, para a sua maioria, a Geometria tem se tornado umainimiga, que traz consigo dificuldades e barreiras na aprendizagem. Diantedessa situação, viemos propor, com este trabalho, uma Sequência Didática para oensino de Perímetro e Área das Figuras Planas no Ensino Fundamental II, baseadaem oficina de construções, medições de contornos e uso de geoplanos, buscandotornar a aprendizagem mais significativa.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500943-1

Referências bibliográficas
  • A HISTÓRIA da geometria euclidiana do antigo Egito às salas de aula. GLOBO, 2011. Disponível em: . Acesso em 05 de nov. de 2019. ARAUJO, D. Uma proposta didática para o Ensino de Perímetro e Área no Ensino Fundamental II. 2020. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), Recife, PE. ÁVILA, G. Legendre e o Postulado das Paralelas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, no. 22, p. 16-28, 1992.
Como citar:

ARAUJO, Debora Simone Ferreira de Queiroz; CAVALCANTI, Anete Soares; "Uma Proposta Didática para o Ensino de Perímetro e Área no Ensino Fundamental II", p. 15 -48. In: Coletânea de Estudos de Egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-1