Design & Emoção: uma Proposta de Protocolo para Avaliação Afetiva de Produtos
Nascimento, Lisandra Batista do ; Araújo, Marianne Cristina Lindoso ; Monteiro, Ubirakitan Maciel ; Rodrigues, Marcelo Cairrão Araujo ; Silva, Germannya D'Garcia Araújo
Resumo:
Os seres humanos sentem os estímulos do mundo exterior de forma semelhante, mas cada um o percebe de forma diferente. A interação com outras pessoas ou com os artefatos por meio do toque, da visão, do olfato, da audição etc. gera sensações pelo corpo e desencadeia uma série de sentimentos, que podem ser descritos como a percepção da interação (DAMÁSIO, 2021).
50 downloads
DOI: 10.5151/9786555503180-09
Referências bibliográficas
- DAMÁSIO, A. Sentir e saber: as origens da consciência. Companhia
- das Letras, 2021.
- DAVIDSON, R. J. Neuropsychological perspectives on affective styles
- and their cognitive consequences. Handbook of Cognition and
- Emotion, 1999.
- DESMET, P. Measuring emotion: Development and application of an
- instrument to measure emotional responses to products. Funology:
- From usability to enjoyment, p. 111-123, 2005.
Como citar:
NASCIMENTO, Lisandra Batista do; ARAÚJO, Marianne Cristina Lindoso; MONTEIRO, Ubirakitan Maciel; RODRIGUES, Marcelo Cairrão Araujo; SILVA, Germannya D'Garcia Araújo; "Design & Emoção: uma Proposta de Protocolo para Avaliação Afetiva de Produtos", p. 204-233. Fronteiras do design: ergonomia e tecnologia (em foco) - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503180, DOI 10.5151/9786555503180-09