Design & Emoção: uma Proposta de Protocolo para Avaliação Afetiva de Produtos

Nascimento, Lisandra Batista do ; Araújo, Marianne Cristina Lindoso ; Monteiro, Ubirakitan Maciel ; Rodrigues, Marcelo Cairrão Araujo ; Silva, Germannya D'Garcia Araújo

Resumo:

Os seres humanos sentem os estímulos do mundo exterior de forma semelhante, mas cada um o percebe de forma diferente. A interação com outras pessoas ou com os artefatos por meio do toque, da visão, do olfato, da audição etc. gera sensações pelo corpo e desencadeia uma série de sentimentos, que podem ser descritos como a percepção da interação (DAMÁSIO, 2021).

73 downloads

DOI: 10.5151/9786555503180-09

Referências bibliográficas
  • DAMÁSIO, A. Sentir e saber: as origens da consciência. Companhia
  • das Letras, 2021.
  • DAVIDSON, R. J. Neuropsychological perspectives on affective styles
  • and their cognitive consequences. Handbook of Cognition and
  • Emotion, 1999.
  • DESMET, P. Measuring emotion: Development and application of an
  • instrument to measure emotional responses to products. Funology:
  • From usability to enjoyment, p. 111-123, 2005.
Como citar:

NASCIMENTO, Lisandra Batista do; ARAÚJO, Marianne Cristina Lindoso; MONTEIRO, Ubirakitan Maciel; RODRIGUES, Marcelo Cairrão Araujo; SILVA, Germannya D'Garcia Araújo; "Design & Emoção: uma Proposta de Protocolo para Avaliação Afetiva de Produtos", p. 204-233. Fronteiras do design: ergonomia e tecnologia (em foco) - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503180, DOI 10.5151/9786555503180-09