Design & Emoção: uma Proposta de Protocolo para Avaliação Afetiva de Produtos
Design & Emoção: uma Proposta de Protocolo para Avaliação Afetiva de Produtos
Nascimento, Lisandra Batista do; Araújo, Marianne Cristina Lindoso; Monteiro, Ubirakitan Maciel; Rodrigues, Marcelo Cairrão Araujo; Silva, Germannya D'Garcia Araújo;
Resumo:
Os seres humanos sentem os estímulos do mundo exterior de forma semelhante, mas cada um o percebe de forma diferente. A interação com outras pessoas ou com os artefatos por meio do toque, da visão, do olfato, da audição etc. gera sensações pelo corpo e desencadeia uma série de sentimentos, que podem ser descritos como a percepção da interação (DAMÁSIO, 2021).
0:
Os seres humanos sentem os estímulos do mundo exterior de forma semelhante, mas cada um o percebe de forma diferente. A interação com outras pessoas ou com os artefatos por meio do toque, da visão, do olfato, da audição etc. gera sensações pelo corpo e desencadeia uma série de sentimentos, que podem ser descritos como a percepção da interação (DAMÁSIO, 2021).
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503180-09
Referências bibliográficas
-
DAMÁSIO, A. Sentir e saber: as origens da consciência. Companhia
das Letras, 2021.
DAVIDSON, R. J. Neuropsychological perspectives on affective styles
and their cognitive consequences. Handbook of Cognition and
Emotion, 1999.
DESMET, P. Measuring emotion: Development and application of an
instrument to measure emotional responses to products. Funology:
From usability to enjoyment, p. 111-123, 2005.
Como citar:
NASCIMENTO, Lisandra Batista do; ARAúJO, Marianne Cristina Lindoso; MONTEIRO, Ubirakitan Maciel; RODRIGUES, Marcelo Cairrão Araujo; SILVA, Germannya D'Garcia Araújo;
"Design & Emoção: uma Proposta de Protocolo para Avaliação Afetiva de Produtos",
p. 204 -233.
In:
ergonomia e tecnologia [em foco] – Vol. 4.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503180,
DOI 10.5151/9786555503180-09