Tessituras Estéticas e Sociais entre Foucault, Schiller e Steiner

Cruz, Moema ; Araújo, Oriana Maria Duarte de

Resumo:

O artigo traça uma tessitura entre a proposição filosófica de Michel Foucault de uma prática de Escrita de Si e a Pedagogia Waldorf. Essa relação se dá por meio das Cartas sobre a Educação Estética do Homem, escrita epistolar de Friedrich Schiller, e conferências de Rudolf Steiner, sendo esses autores, respectivamente, precursor e criador da Pedagogia Waldorf. Se a Escrita de Si e a Autoeducação permeiam a prática do indivíduo no social, a Arte da Educação e a Autogestão a amplificam, tendo, ambas, a Liberdade como princípio. Tais relações levantam a questão de como pode uma escola ser percebida como obra de arte, de modo que, em forma de carta, um relato de vivência pedagógica da autora evoca reflexões sobre os assuntos abordados como modo de constituição de respostas.

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DOI: 10.5151/9786555503463-09

Referências bibliográficas
  • SCHILLER, Friedrich. [1801]. A educação estética do homem: numa série de cartas.
  • São Paulo: Iluminuras, 1990.
  • STEINER, Rudolf. [1923]. A prática pedagógica. São Paulo: Editora Antroposófica,
  • 2000. GA306.
  • STEINER, Rudolf. [1919] A arte da educação I: o estudo geral do homem, uma
  • base para a pedagogia. São Paulo: Antroposófica, 2003. GA293.
Como citar:

CRUZ, Moema; ARAÚJO, Oriana Maria Duarte de; "Tessituras Estéticas e Sociais entre Foucault, Schiller e Steiner", p. 156-177. Anais III Seminário de Pesquisa PPGDesign UFPE2023: design [em fronteira]. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-09