Ensino de Língua Estrangeira na Educação Básica Brasileira: Revisitando Metodologias e Discutindo Práticas Pedagógicas Pós-BNCC
Souza, Bernardo Pereira de; Oliveira, Karinine Carla Albuquerque de; Andrade, Larissa Vitória Ferreira de; Schneider, Mayra Seidensticker;
Resumo:
Nossa proposta de oficina foi pensar em possibilidades para planos de aula, alternativas de conteúdos de aula, tendo em vista: esta fase caótica atual das línguas estrangeiras no ensino básico com o novo Ensino Médio; o currículo segundo a nova BNCC; a permanência, mas mudança do inglês; a retirada ou (re)alocação do espanhol; e ainda as incertezas nas escolhas das abordagens de ensino-aprendizagem.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555501995-09
Referências bibliográficas
-
BOHN, Hilário; VANDERSEN, Paulino. Tópicos de Lingüística Aplicada. Florianópo¬lis: Editora da UFSC, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BYRAM, Michael. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Multilingual Matters, 1997.
Como citar:
SOUZA, Bernardo Pereira de; OLIVEIRA, Karinine Carla Albuquerque de; ANDRADE, Larissa Vitória Ferreira de; SCHNEIDER, Mayra Seidensticker;
"Ensino de Língua Estrangeira na Educação Básica Brasileira: Revisitando Metodologias e Discutindo Práticas Pedagógicas Pós-BNCC",
p. 213 -224.
In:
Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiência.
São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995,
DOI 10.5151/9786555501995-09