Ensino de Língua Estrangeira na Educação Básica Brasileira: Revisitando Metodologias e Discutindo Práticas Pedagógicas Pós-BNCC

Souza, Bernardo Pereira de; Oliveira, Karinine Carla Albuquerque de; Andrade, Larissa Vitória Ferreira de; Schneider, Mayra Seidensticker;

Resumo:

Nossa proposta de oficina foi pensar em possibilidades para planos de aula, alternativas de conteúdos de aula, tendo em vista: esta fase caótica atual das línguas estrangeiras no ensino básico com o novo Ensino Médio; o currículo segundo a nova BNCC; a permanência, mas mudança do inglês; a retirada ou (re)alocação do espanhol; e ainda as incertezas nas escolhas das abordagens de ensino-aprendizagem.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501995-09

Referências bibliográficas
  • BOHN, Hilário; VANDERSEN, Paulino. Tópicos de Lingüística Aplicada. Florianópo¬lis: Editora da UFSC, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BYRAM, Michael. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Multilingual Matters, 1997.
Como citar:

SOUZA, Bernardo Pereira de; OLIVEIRA, Karinine Carla Albuquerque de; ANDRADE, Larissa Vitória Ferreira de; SCHNEIDER, Mayra Seidensticker; "Ensino de Língua Estrangeira na Educação Básica Brasileira: Revisitando Metodologias e Discutindo Práticas Pedagógicas Pós-BNCC", p. 213 -224. In: Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiência. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995, DOI 10.5151/9786555501995-09