Panorama da Wearable Art no Brasil: Ações e Relações da Estética

Oliveira, Marina Pessôa Gomes de ; Barros, Simone Grace de

Resumo:

A pesquisa se lança na dimensão socioculturalda wearable art (arte vestível) no Brasil, para entender como a relação entre arte,design e cultura afeta suas características e seus meios. O objeto vestível,possivelmente, é munido de intenções artísticas que se desenvolvem porprocessos estéticos, semióticos, subjetivos e relacionados à sociedade e seuscontextos culturais. A arte vestível iniciou-se quase como um processo regressoà indústria, com produções de características mais artesanais e individuais,que indicariam caminhos mais autênticos de representação, onde a relação entreindivíduo e sociedade estaria na contramão da industrialização. Na observação destesfenômenos, foram incluídas novas ideias e argumentos, que convergem em analisarartefatos considerando o contexto sociocultural, como os conceitos de Arte eAgência, do antropólogo britânico Alfred Gell (1945-1997) e a teoria daEstética Relacional, do curador e crítico Nicolas Bourriaud (França, 1965).

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DOI: 10.5151/9786555502077-09

Referências bibliográficas
  • GELL, Alfred. Arte e Agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
  • GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
  • LEVENTON, Melissa. Artwear: fashion and anti-fashion. Londres: Thames & Hudson, 2005.
Como citar:

OLIVEIRA, Marina Pessôa Gomes de; BARROS, Simone Grace de; "Panorama da Wearable Art no Brasil: Ações e Relações da Estética", p. 168-187. Anais II Seminário de pesquisa PPGDesign UFPE2022. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077, DOI 10.5151/9786555502077-09