Panorama da Wearable Art no Brasil: Ações e Relações da Estética
Oliveira, Marina Pessôa Gomes de; Barros, Simone Grace de;
Resumo:
A pesquisa se lança na dimensão socioculturalda wearable art (arte vestível) no Brasil, para entender como a relação entre arte,design e cultura afeta suas características e seus meios. O objeto vestível,possivelmente, é munido de intenções artísticas que se desenvolvem porprocessos estéticos, semióticos, subjetivos e relacionados à sociedade e seuscontextos culturais. A arte vestível iniciou-se quase como um processo regressoà indústria, com produções de características mais artesanais e individuais,que indicariam caminhos mais autênticos de representação, onde a relação entreindivíduo e sociedade estaria na contramão da industrialização. Na observação destesfenômenos, foram incluídas novas ideias e argumentos, que convergem em analisarartefatos considerando o contexto sociocultural, como os conceitos de Arte eAgência, do antropólogo britânico Alfred Gell (1945-1997) e a teoria daEstética Relacional, do curador e crítico Nicolas Bourriaud (França, 1965).
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DOI: 10.5151/9786555502077-09
Referências bibliográficas
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GELL, Alfred. Arte e Agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
LEVENTON, Melissa. Artwear: fashion and anti-fashion. Londres: Thames & Hudson, 2005.
Como citar:
OLIVEIRA, Marina Pessôa Gomes de; BARROS, Simone Grace de;
"Panorama da Wearable Art no Brasil: Ações e Relações da Estética",
p. 168 -187.
In:
Anais II SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2022: DESIGN [em fronteira] 22-26AGOSTO2022.
São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077,
DOI 10.5151/9786555502077-09