Xigubo e Karingana Ua Karingana: Os Sotaques Musicais na Poesia de José Craveirinha. Xigubo and Karingana Ua Karingana: Musical Accents in the Poetry of José Craveirinha
Morsch, Michelle Cardoso Chagas ; Silva, Maria Teresa Salgado Guimarães da
Resumo:
Este estudo pretende destacar a musicalidade presente na poesia de José Craveirinha, como um dos elementos fundamentais de afirmação identitária moçambicana. Destaca-se a exploração, em seus versos, de sonoridades e de ritmos africanos, como parte do projeto poético de recriação da língua do então colonizador e como forma de expressão de sentimentos. Para isso, procede-se à análise de poemas das duas obras iniciais de Craveirinha – Xigubo e Karingana ua karingana –, emblemáticas da expressão musical característica da cultura moçambicana.
69 downloads
DOI: 10.5151/9786555502435-09
Referências bibliográficas
- CHAVES, R.; SECCO, C.; MACÊDO, T. (org.). Brasil/África: como se o mar fosse mentira. São Paulo: Editora UNESP; Luanda, Angola: Chá de Caxinde, 2006.
- FANON, F. Os condenados da terra. Tradução: José Laurêncio de Melo. Rio de Janei¬ro: Civilização Brasileira, 1979.
- FINNEGAN, R. Oral traditions and the verbal arts: a guide to research practices. In: MATOS, C. N. D.; TRAVASSOS, E.; MEDEIROS, F. T. D. (org.). Palavra can¬tada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
Como citar:
MORSCH, Michelle Cardoso Chagas; SILVA, Maria Teresa Salgado Guimarães da; "Xigubo e Karingana Ua Karingana: Os Sotaques Musicais na Poesia de José Craveirinha. Xigubo and Karingana Ua Karingana: Musical Accents in the Poetry of José Craveirinha", p. 153-180. Ecos de Moçambique: um século de José Craveirinha. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502435, DOI 10.5151/9786555502435-09