Xigubo e Karingana Ua Karingana: Os Sotaques Musicais na Poesia de José Craveirinha. Xigubo and Karingana Ua Karingana: Musical Accents in the Poetry of José Craveirinha

Morsch, Michelle Cardoso Chagas; Silva, Maria Teresa Salgado Guimarães da;

Resumo:

Este estudo pretende destacar a musicalidade presente na poesia de José Craveiri­nha, como um dos elementos fundamentais de afirmação identitária moçambicana. Destaca-se a exploração, em seus versos, de sonoridades e de ritmos africanos, como parte do projeto poético de recriação da língua do então colonizador e como forma de expressão de sentimentos. Para isso, procede-se à análise de poemas das duas obras iniciais de Craveirinha – Xigubo e Karingana ua karingana –, emblemáticas da ex­pressão musical característica da cultura moçambicana.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502435-09

Referências bibliográficas
  • CHAVES, R.; SECCO, C.; MACÊDO, T. (org.). Brasil/África: como se o mar fosse mentira. São Paulo: Editora UNESP; Luanda, Angola: Chá de Caxinde, 2006. FANON, F. Os condenados da terra. Tradução: José Laurêncio de Melo. Rio de Janei¬ro: Civilização Brasileira, 1979. FINNEGAN, R. Oral traditions and the verbal arts: a guide to research practices. In: MATOS, C. N. D.; TRAVASSOS, E.; MEDEIROS, F. T. D. (org.). Palavra can¬tada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
Como citar:

MORSCH, Michelle Cardoso Chagas; SILVA, Maria Teresa Salgado Guimarães da; "Xigubo e Karingana Ua Karingana: Os Sotaques Musicais na Poesia de José Craveirinha. Xigubo and Karingana Ua Karingana: Musical Accents in the Poetry of José Craveirinha", p. 153 -180. In: Ecos de Moçambique: Um século de José Craveirinha. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502435, DOI 10.5151/9786555502435-09