Injustiça Ambiental e Produção do Espaço Urbano: O Gerenciamento de Riscos no Conjunto Heliópolis-Gleba L – SP

Rodrigues, Letícia Stevanato; Zanirato, Silvia Helena;

Resumo:

Este texto se refere àdissertação de mestrado que objetivou investigar as dimensões da injustiçaambiental associada à situação de risco vivenciada pelos moradores do Conjuntohabitacional Heliópolis-Gleba L à luz da teoria das repre­sentações sociais. Aoanalisar o saber produzido pelas pessoas em seus territórios, a teoria dasrepresentações sociais possibilita compreender a estrutura sociocultural queinfluencia a construção social do risco e suas formas de enfrentamento. OConjunto Heliópolis foi produzido sobre um solo contaminado no município de SãoPaulo, o que configurou uma situação de risco à população moradora. Estecapítulo busca analisar como essa situação foi produzida e enfrentada e comoocorreu a contaminação do terreno onde foi construído o Conjunto Heliópolis.Para isso, empregou-se um estudo de caso constituído de revisão de literatura,análise de documentos sobre o processo de gerenciamento de risco e aplicação deentrevistas a moradores da área e a técnicos da COHAB-SP e do órgão ambientalestadual. A análise do gerenciamento de risco e das representações sociais dapopulação moradora revelou a predominância de pouco espaço para a efetivaparticipação dos moradores no gerenciamento. Os resultados da pesquisarevelaram a imbricação entre as dinâmicas de discriminação social, de exclusãosocial aos espaços urbanos saudáveis e de destituição de saberes e dealternativas locais para o enfrentamento da situação de risco no ConjuntoHeliópolis. Essa junção conforma o que se denominou como condicionantesócio-histórica da injustiça ambiental que se instituiu por dinâmicas deexclusão social presentes no âmago da estruturação da sociedade brasileira e daprodução do espaço urbano paulistano.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-09

Referências bibliográficas
  • ACSELRAD, H. O conhecimento do ambiente e o ambiente do conhecimento: anotações sobre a conjuntura do debate sobre vulnerabilidade. EM PAUTA, v. 11, n. 32, pp. 115-129, 2013. ACSELRAD, H. Vulnerabilidade ambiental, processos e relações. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PRODUTORES E USUÁRIOS DE INFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E TERRITORIAIS. 2006, Rio de Janeiro. Comunicação [...]. Rio de janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2006. ALVES, H. P. F. et al. Dinâmicas de urbanização na hiperperiferia da metrópole de São Paulo: análise dos processos de expansão urbana e das situações de vulnerabilidade socioambiental em escala intraurbana. Revista Brasileira de Estudos de População, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, pp. 141-159, 2010.
Como citar:

RODRIGUES, Letícia Stevanato; ZANIRATO, Silvia Helena; "Injustiça Ambiental e Produção do Espaço Urbano: O Gerenciamento de Riscos no Conjunto Heliópolis-Gleba L – SP", p. 171 -194. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-09