O Modelo Tridimensional no Processo de Design: da Teoria à Praxis

Santos, Célio Teodorico dos; Brandão, Cláudio de São Plácido; Silva, Ricardo Antônio Álvares; Melo, Guilherme de Sousa de;

Resumo:

Este capítulo em particular aborda a confecção manual de modelos tridimensionais durante o processo de design, com a utilização de poucos recursos, materiais conhecidos e de uso corrente pelos estudantes de design e por profissionais da área. Além das técnicas e ferramentas utilizadas para materiais em específico, o trabalho levanta a questão do ensino aprendizagem, durante o desenvolvimento de projeto, da conceituação, desenho até o exercício da confecção de modelos na etapa de geração de soluções alternativas, com vistas ao desenvolvimento da capacidade de visualização espacial de quem modela. Lapidar a forma a partir de elementos de transições formais advindas do ato de modelar, com propósito conceitual, até o modelo acabado para fins de apresentação. Acreditamos que o processo de modelagem manual, praticado com certa regularidade, melhora a percepção para o desenvolvimento de formas mais complexas e que muitas vezes, o desenho não é capaz de transmitir. Este trabalho também será útil ao ensino e à prática projetual em ambientes acadêmicos e profissionais.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501421-09

Referências bibliográficas
  • ZIMMERMANN, Anelise. O ENSINO DO DESENHO NA FORMAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO: Uma abordagem projetual e interdisciplinar. Recife: Tese de Doutorado. Universidade Federal do Recife, 2016. BAXTER, M, R. Projeto de Produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo. Edgar Blücher Ltda, 1998. SANTOS, C. Teodorico dos. Técnicas de Representação Tridimensional. Florianópolis. Laboratório Brasi-leiro de Design, 1991.
Como citar:

SANTOS, Célio Teodorico dos; BRANDãO, Cláudio de São Plácido; SILVA, Ricardo Antônio Álvares; MELO, Guilherme de Sousa de; "O Modelo Tridimensional no Processo de Design: da Teoria à Praxis", p. 203 -228. In: Design & Narrativas Criativas nos Processos de Prototipagem. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501421, DOI 10.5151/9786555501421-09