Para concluir, de volta aos começos
Guirado, Marlene;
Resumo:
Dissemos no capítulo de APRESENTAÇÃO que ele nasce do conjunto das aulas nessa disciplina de mesmo nome, ministradas por mim, há algumas dezenas de anos, no IPUSP. Trata-se de Psicologia do Desenvolvimento II e versa, por uma decisão curricular, sobre o desenvolvimento afetivo, por um autor que pudesse dar conta das questões fundamentais do conhecimento. Normalmente, em disciplinas como essa, costumam-se apresentar, por meio de autores diversos, fases, na aquisição e na evolução de habilidades e comportamentos característicos, da criança ao adulto, numa espécie de manual. Este modo de proceder ao ensino da matéria parece resolver um problema, o de verificação de comportamentos esperados e alcançados em cada faixa etária e para diferentes aspectos do desenvolvimento. Talvez, esses roteiros de expectativas, à confirmação de observações e avaliações, possam tranquilizar a demanda por pontos de partida e nortes, nos nossos trabalhos com Psicologia. Mas a escolha programática, que nosso Currículo propõe, é a de traçar sobre dois aspectos fundamentais, cognição e afeto, a compreensão centrada na abrangência de processos que os caracterizam, e como podem ser estudados.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555502534-09
Como citar:
GUIRADO, Marlene;
"Para concluir, de volta aos começos",
p. 95 -98.
In:
Desenvolvimento Afetivo na Psicanálise de Freud: Um Recorte Possível.
São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502534,
DOI 10.5151/9786555502534-09