Brasil, Bruzundangas e o Novo Manifesto: Onde Bolsonaro e o Mandachuva se Confundem

Vago, Natália Barbosa Gomes

Resumo:

Este capítulo investiga a construção da identidade e das representações da política brasileira por meio das vozes e dos discursos dos personagens de Lima Barreto e seu reflexo na atualidade, levando em conta a análise literária crítica que se empreende a partir do enredo dos contos Os bruzundangas e O novo manifesto, salientado o modo como a literatura pode mostrar o contexto histórico de determinados grupos sociais presentes nas obras, através do conjunto narratológico, resultado de um nacionalismo ufanista que, ao mesmo tempo, 
constrói um retrato da política brasileira atual.

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literatura, Brasil, leitura, primeiros escritos, Lima Barreto, produção literária, crítica literária

DOI: 10.5151/9786555500875-09

Referências bibliográficas
  • ANTONIO, João. Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto. São Paulo: Civilização brasileira, 1977. ASSIS, Machado de; BARRETO, Lima & etc. O Novo Manifesto – Antologia de Contos e Crônicas. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ATHAYDE, Tristão de. Contribuição à história do modernismo: o prémodernismo.Vol. I. Rio de Janeiro: José Olympio, 1939.
Como citar:

VAGO, Natália Barbosa Gomes; "Brasil, Bruzundangas e o Novo Manifesto: Onde Bolsonaro e o Mandachuva se Confundem", p. 163-178. Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500875, DOI 10.5151/9786555500875-09