Brasil, Bruzundangas e o Novo Manifesto: Onde Bolsonaro e o Mandachuva se Confundem

Vago, Natália Barbosa Gomes

Resumo:

Este capítulo investiga a construção da identidade e das representações da política brasileira por meio das vozes e dos discursos dos personagens de Lima Barreto e seu reflexo na atualidade, levando em conta a análise literária crítica que se empreende a partir do enredo dos contos Os bruzundangas e O novo manifesto, salientado o modo como a literatura pode mostrar o contexto histórico de determinados grupos sociais presentes nas obras, através do conjunto narratológico, resultado de um nacionalismo ufanista que, ao mesmo tempo, 
constrói um retrato da política brasileira atual.

82 downloads

literatura, Brasil, leitura, primeiros escritos, Lima Barreto, produção literária, crítica literária

DOI: 10.5151/9786555500875-09

Referências bibliográficas
  • ANTONIO, João. Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto. São Paulo: Civilização brasileira, 1977. ASSIS, Machado de; BARRETO, Lima & etc. O Novo Manifesto – Antologia de Contos e Crônicas. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ATHAYDE, Tristão de. Contribuição à história do modernismo: o prémodernismo.Vol. I. Rio de Janeiro: José Olympio, 1939.
Como citar:

VAGO, Natália Barbosa Gomes; "Brasil, Bruzundangas e o Novo Manifesto: Onde Bolsonaro e o Mandachuva se Confundem", p. 163-178. Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500875, DOI 10.5151/9786555500875-09