Formas de Compreensão da Violência Escolar entre Alunos na Visão dos Professores

Dias, Marian Ávila de Lima; Ribeiro, Marcos Natanael Faria; Carreira, João Luiz Cavalcante; Peixoto, Jociene Santos;

Resumo:

A tendência identificada por Freud (1986) de que os seres humanos expressam a dualidade pulsional por meio da agressividade, mas que essa mesma agressividade, quando voltada ao próprio eu, instaura e regula a moralidade introjetando as regras sociais naquilo que ele denominou de supereu, traz materialidade à questão dos impulsos orgânicos, uma vez que eles, embora sejam maisdo que aquilo que aparentam, só podem se expressar por meio da cultura de um determinado tempo e espaço. Percebemos que a violência, uma das formas possíveis da agressividade, ao ser objetivada historicamente, manifesta-se em nossa sociedade principalmente como forma de manutenção da dominação social, apresentando-se não apenas nos indivíduos mas também nas instituições que via de regra estabelecem um sistema classificatório de hierarquias em que buscam, dessa maneira, justificar o injustificável: a dominação de uns sobre outros.

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DOI: 10.5151/9786555500790-09

Referências bibliográficas
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Como citar:

DIAS, Marian Ávila de Lima; RIBEIRO, Marcos Natanael Faria; CARREIRA, João Luiz Cavalcante; PEIXOTO, Jociene Santos; "Formas de Compreensão da Violência Escolar entre Alunos na Visão dos Professores", p. 161 -182. In: Teoria Crítica, Violência e Resistência. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500790, DOI 10.5151/9786555500790-09