Formas de Compreensão da Violência Escolar entre Alunos na Visão dos Professores

Dias, Marian Ávila de Lima ; Ribeiro, Marcos Natanael Faria ; Carreira, João Luiz Cavalcante ; Peixoto, Jociene Santos

Resumo:

A tendência identificada por Freud (1986) de que os seres humanos expressam a dualidade pulsional por meio da agressividade, mas que essa mesma agressividade, quando voltada ao próprio eu, instaura e regula a moralidade introjetando as regras sociais naquilo que ele denominou de supereu, traz materialidade à questão dos impulsos orgânicos, uma vez que eles, embora sejam mais

do que aquilo que aparentam, só podem se expressar por meio da cultura de um determinado tempo e espaço. Percebemos que a violência, uma das formas possíveis da agressividade, ao ser objetivada historicamente, manifesta-se em nossa sociedade principalmente como forma de manutenção da dominação social, apresentando-se não apenas nos indivíduos mas também nas instituições que via de regra estabelecem um sistema classificatório de hierarquias em que buscam, 
dessa maneira, justificar o injustificável: a dominação de uns sobre outros.

43 downloads

Sociologia, psicologia social, política e governo, fascismo

DOI: 10.5151/9786555500790-09

Referências bibliográficas
  • ADORNO, T. W. A indústria cultural. In: G. Cohn (org.)., Theodor W. Adorno (pp. 92-99). São Paulo: Ática, 1994. ADORNO, T. W. Tabus acerca do magistério. In: ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 3. ed. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. (1995a).
  • ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 3. ed. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. (1995b).
Como citar:

DIAS, Marian Ávila de Lima; RIBEIRO, Marcos Natanael Faria; CARREIRA, João Luiz Cavalcante; PEIXOTO, Jociene Santos; "Formas de Compreensão da Violência Escolar entre Alunos na Visão dos Professores", p. 161-182. Teoria crítica, violência e resistência. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500790, DOI 10.5151/9786555500790-09