Ensino do Empreendedorismo: Benefícios e Desafios

Pereira, Gabriela Slompo; Souza, Rayse Kiane de; Teixeira, Clarissa Stefani;

Resumo:

As definições de empreendedorismo são variadas na literatura e esse tema apresenta uma grande quantidade de lacunas de conhecimento a serem exploradas. Entre essas lacunas, tem-se a educação empreendedora. Esta é associada com a orientação para realização de escolhas, contribuindo para a estruturação do projeto de vida dos indivíduos. O objetivo deste artigo é identificar os benefícios e desafios da educação empreendedora no ensino superior, para o indivíduo e para a sociedade. Para isso, foi realizada uma revisão exploratória bibliográfica, executando pesquisas em bases de dados com os temas: empreendedorismo, empreendedorismo e universidade, empreendedorismo e jovens adultos e características empreendedoras. Com a pesquisa, percebeu-se que a sociedade é beneficiada pelo movimento de formação de novas mentes empreendedoras, principalmente pela redução do desemprego e pelo aumento do auto emprego, também proporciona um contentamento no meio de trabalho e melhora a condição de vida desses indivíduos. Porém, este ainda é um campo onde a interdisciplinaridade e a grande dependência de investimentos gera uma comunidade universitária fragmentada, no qual, muitas vezes, as instituições não estão preparadas para trabalhar com educação empreendedora.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394269-09

Referências bibliográficas
  • ALMEIDA, F. M.; VALADARES J.; SEDIYAMA, G. A contribuição do empreendedorismo para o crescimento econômico dos estados Brasileiros. REGEPE- Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6 (3), p. 466-494, 2017. ANDRADE, R. F. de; TORKOMIAN, Ana L. V. Fatores de influência na estruturação de programas de educação empreendedora em instituições de ensino superior. Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenasempresas, v. 2, p. 299-311, 2001. BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador, 1998.
Como citar:

PEREIRA, Gabriela Slompo; SOUZA, Rayse Kiane de; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; "Ensino do Empreendedorismo: Benefícios e Desafios ", p. 167 -180. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-09