Tecnologia e Design na Justiça Brasileira: O Pioneirismo do Ijusplab

Coelho, Alexandre Zavaglia;

Resumo:

A quantidade de dados e o uso de novas tecnologias está transformando o universo jurídico. Além das oportunidades de novos serviços jurídicos trazidas pelo impacto do uso da tecnologia no dia a dia da sociedade e, assim, no direito material, temos à disposição novas ferramentas tecnológicas para aprimorar as atividades cotidianas dos escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, do Poder Judiciário e demais instituições públicas e privadas, que estão transformando o modelo de organização dos agentes que integram o sistema de justiça. Para uma discussão mais aprofundada sobre os desafios e as oportunidades que a inovação e o uso de tecnologia podem nos trazer, é preciso conscientizar os juristas sobre certa confusão entre conceitos de (a) direito digital, (b) automação e (c) ciência de dados, bem como sobre o uso de (d) técnicas de design na área do direito. E entre as iniciativas de maior sucesso do poder público que integram esses conceitos para a construção e o desenvolvimento de projetos para a modernização dos serviços públicos está o iJuspLab da Justiça Federal de São Paulo.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393941-09

Referências bibliográficas
  • CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Fabris, 1988, p. 12. HAGAN, Margareth. Law by design. Disponível em http://www.lawbydesign.co/en/legal-design/>.Programa de Gestão e Inovação – iNovaJusp, disponível em: .
Como citar:

COELHO, Alexandre Zavaglia; "Tecnologia e Design na Justiça Brasileira: O Pioneirismo do Ijusplab", p. 211 -222. In: Inovação no Judiciário: Conceito, Criação e Práticas do Primeiro Laboratório de Inovação do Poder Judiciário. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580393941, DOI 10.5151/9788580393941-09