Estratégias Sociorretóricas na Construção de Textos Argumentativos
Tavares, Leonardo ; Magri, Mariano
Resumo:
Segundo o INAF3, em seu último relatório elaborado com dados de pesquisa de campo em 20164, somente 8% da população brasileira possui proficiência em leitura e escrita. Do lado da leitura, esse dado demonstra que é muito baixa a população capaz de interagir com um texto, seja na compreensão de seu conteúdo ou na necessidade de tomar alguma ação proposta, como instruções para tomar um medicamento, montar um equipamento, preencher algum cadastro. Do lado da escrita, objeto de preocupação deste capítulo, esse dado demonstra que a maioria das pessoas não é capaz de criar um texto inteligível, especialmente se o conteúdo for mais complexo, como é o caso dos textos argumentativos.
36 downloads
DOI: 10.5151/9788580393675-09
Referências bibliográficas
- ARISTÓTELES (384-322 a.C.). A retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013. BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola. 2013. BRASIL. IBGE. Projeção da população. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/53/49645?tipo=- grafico. Acesso em: jul. 2018.
Como citar:
TAVARES, Leonardo; MAGRI, Mariano; "Estratégias Sociorretóricas na Construção de Textos Argumentativos", p. 127-142. Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-09