Contribuição da Sistemática e da Taxonomia para Aplicações Tecnológicas através da Biomimética

Neto, Justino Barbosa da Silva ; Arruda, Amilton José Vieira de

Resumo:

O processo de apropriação do mundo pela espécie humana envolve a mimese (imitação) de características e elementos diversos disponibilizados pela Natureza. A partir dos recursos e abstrações codificadas, os artifícios (das artes às ciências) expandiram nossa capacidade físico-cognitiva e potencializaram a interferência sobre o Planeta. O avanço artificial proporcionou conquistas ideológico-científicas, revolucionou a produção, porém, alienou a percepção da Vida e comprometeu a Biosfera sob intensa exploração sistemática. Embora a manipulação do

ambiente tenha ocorrido desde períodos de total dependência mesmo sob a perspectiva de abundância, durante a Pré-História e Antiguidade a escala de impacto antrópico era reduzida (dependente da condição tecnológica) e solucionada pela resiliência natural. Entretanto, o modelo industrial (século XVIII) impôs uma nova condição massificada através da mecanização, que transformou irreversivelmente o modo de produzir, de viver e perceber a Natureza, submetida à exploração justificada por ideologias mercadológicas. Emergências planetárias atuais
confirmam advertências científicas publicadas no século XX e exigem uma reformulação cultural urgente através do artificial, orientada para a sustentabilidade ecossistêmica. A Biométrica, através de seus princípios – natureza como modelo, medida e mentora – permite atender aos requisitos da interdisciplinaridade, da interdependência do Design bioinspirado com a integração do conhecimento biológico às metodologias de projeto. Este trabalho descreve as abstrações, as sínteses miméticas, a dialética natural-artificial e a contribuição da Sistemática Biológica para identificar, classificar e organizar características naturais aplicáveis às tecnologias através da Biomimética. 
Palavras-chave: Mimeses; Tecnologias; Design; Biomimética; Sistemática.

35 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580393491-09

Referências bibliográficas
  • ARRUDA, Amilton. Como a biônica e biomimética se relacionam com as estruturas naturais na busca de um novo modelo de pesquisa projetual. Artigo. ARRUDA, Amilton. Bionic basic: verso un nuovo modello di ricerca progettuale. Tese (doutorado) – Univesidade Politécnico de Milão, Dottorato di Ricerca in Disgno Industriale e Comunicazione Multimediale. 175p. ARRUDA, Amilton. Verso una didattica nel campo biônico: ipotesi per lo sviluppo di una strategia progettuale. 1993. Tese (mestrado) – Istituto Europeo di Disegn di Milano, Centro Ricerche in Strutture Naturalli. 185p.
Como citar:

NETO, Justino Barbosa da Silva; ARRUDA, Amilton José Vieira de; "Contribuição da Sistemática e da Taxonomia para Aplicações Tecnológicas através da Biomimética", p. 137-151. Métodos e processos em biônica e biomimética: a revolução tecnológica pela natureza. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393491, DOI 10.5151/9788580393491-09