A Teoria da Mente de Crianças com Autismo na Ótica Piagentiana

Gonçalves, Patricia Lorena; Souza, Maria Thereza da Costa Coelho de;

Resumo:

Este artigo se refere a um estudo clínico do tipo exploratório que pretendeu investigar a relação entre as dificuldades de atribuição de estados mentais de crianças com autismo e as principais características do pensamento egocêntrico descrito por Jean Piaget. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de casos de dois participantes diagnosticados com autismo, ambos com a idade de dez anos. Os procedimentos desta pesquisa foram: uma entrevista clínica com método piagetiano feita com os participantes; narrativas feitas pela pesquisadora de contos de fada e histórias sociais aos participantes; aplicação nestes da tarefa de crença falsa de Sally e Ann de Baron-Cohen, Leslie e Frith (1985) e análise do emprego de termos mentais e do discurso destes.

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DOI: 10.5151/9788580393101-09

Referências bibliográficas
  • Alves, I. C. B., & Rosa, H. R. (2000). R-2: Teste não verbal de inteligência para criança. Manual. São Paulo, SP: Vetor. Amorim, L. C. D. (2008). O conceito de morte e a síndrome de Asperger. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica. 116 f. São Paulo: Universidade de São Paulo, USP. Recuperado de: www.teses.usp. br/teses/disponiveis/47/47133/tde-19022009.../Amorim_me.pdf.
Como citar:

GONçALVES, Patricia Lorena; SOUZA, Maria Thereza da Costa Coelho de; "A Teoria da Mente de Crianças com Autismo na Ótica Piagentiana", p. 141 -152. In: Atualidades na Investigação em Psicologia e Psicanálise. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393101, DOI 10.5151/9788580393101-09