Acessibilidade digital em foco: relato de uma experiência

Villarouco, Vilma

Resumo:

Este texto apresenta o tema tratado na Mesa Redonda Acessibilidade e projeto inclusivo em sistemas digitais, durante o CINAHPA 2017 em Florianópolis. O trabalho apresentado no congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, aborda a experiência da Disciplina de Acessibilidade Digital, no Programa de Pós-graduação em Design da UFPE, com uma primeira turma no primeiro semestre de 2016, e, a segunda experiência em andamento, neste primeiro semestre de 2017. As duas turmas contam com oito estudantes cada. No contexto da Acessibilidade Digital, inserimos o estudo e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem,

tratando de temas diversos, que possuam as características de serem acessíveis e atrativos, que tragam em sua essência os princípios do Design Universal e que motivem os usuários à sua utilização. O objeto de aprendizagem (OA), sendo entendido como: “qualquer entidade digital, ou não digital, que pode ser usada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado pela tecnologia (IEEE LTSC, 2010 apud MACEDO, 2010, p.81)”, deve ser utilizado em contextos onde se busca aculturar-se de um ou mais temas, sendo adequado principalmente aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), inseridos conforme as necessidades do ambiente e do conteúdo a ser viabilizado. No sentido da inclusão, devem ser 
providos elementos da acessibilidade para meios digitais.

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DOI: 10.5151/9788580393040-09

Referências bibliográficas
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Como citar:

VILLAROUCO, Vilma; "Acessibilidade digital em foco: relato de uma experiência", p. 111-125. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393040, DOI 10.5151/9788580393040-09