O ensino de inglês a alunos com a Síndrome de Asperger na perspectiva docente

ROCHA, Eduardo Pimentel da ; Tonelli, Juliana Reichert Assunção

Resumo:

Este artigo objetiva discutir as possibilidades e os desafios do ensino de inglês (LI) a alunos com a Síndrome de Asperger (SA) na perspectiva docente. Para isso, analisamos as respostas de uma pergunta inserida em um questionário aplicado junto a professores participantes de um evento de extensão na Universidade Estadual de Londrina. Para fins de análise, utilizamos os conceitos de segmento de tratamento temático, segmento de orientação temática e contexto de produção dos textos, advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; 2012). Os resultados revelaram que a falta de conhecimento sobre a SA, por parte dos professores participantes respondentes (PPR) do questionário, a ausência de materiais adequados para o ensino de LI a alunos com a SA e as especificidades/características de aprendizado e de comportamento do aprendiz com a SA são fatores determinantes no que tange às possibilidades e os desafios do ensino de LI para esses aprendizes. Considerando a existência de lei,
em nosso país, a qual determina a inclusão de aprendizes com necessidades educacionais especiais no âmbito regular de ensino, apontamos que investir no desenvolvimento de materiais adequados ao ensino de LI a alunos com a SA, como também na “aprendizagem” continuada daqueles PPR sobre esta síndrome e suas especificidades pode ser o início para que o ensino de LI, a esse público, deixe de ser um desafio e passe a ser visto como uma possibilidade para sua real inclusão
na comunidade escolar e na sociedade.

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DOI: 10.5151/9788580392708-09

Como citar:

ROCHA, Eduardo Pimentel da; TONELLI, Juliana Reichert Assunção; "O ensino de inglês a alunos com a Síndrome de Asperger na perspectiva docente", p. 179-201. Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392708, DOI 10.5151/9788580392708-09