Conflitos interpessoais dos jovens do ensino médio na perspectiva de domínios sociais
Lucatto, Lara Cucolicchio ; Martins, Raul Aragão
Resumo:
Alguns questionamentos, a partir do relato desse jovem, tornam-se efervescentes: como esse aluno se sentiu durante todo esse tempo em que foi agredido? Como esses alunos se sentiam observando a situação? Os alunos que presenciaram isso tiveram alguma atitude em relação a isso? Qual era o posicionamento dos docentes diante da situação? E se o aluno não tivesse ficado calado? Por que ele ficou calado? Como são as relações interpessoais nesse ambiente escolar? O que se espera de um professor? O que pensam os alunos sobre estas situações? O olhar de Roberto ficará distante para sempre. Resumindo: qual o impacto das minhas ações no outro e deste, em minha vida? Como ajo frente a essas ações? Essas indagações fazem parte do universo moral, que numa perspectiva kantiana tem como definição que a ação moral é um agir pelo sentimento de dever. Tal sentimento não está subordinado a nenhum fim, apenas na própria necessidade de fazer o certo, tornando-se esta vontade, um valor superior a tudo (Kant, 2002).
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DOI: 10.5151/9786555503340-08
Referências bibliográficas
- Gomes, H.S. (1994). Educação para a família: uma proposta de trabalho preventivo. Revista
- Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 4(1), 34-39.
- Kant. E. (2002) Crítica da razão prática. Martins Fontes.
- Kohlberg, L. (1981). The philosophy of moral development: moral stages and the idea of justice.
- Essays on moral development, v.1. Harper & How.
Como citar:
LUCATTO, Lara Cucolicchio; MARTINS, Raul Aragão; "Conflitos interpessoais dos jovens do ensino médio na perspectiva de domínios sociais", p. 130-144. Desenvolvimento moral em discussão. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503340, DOI 10.5151/9786555503340-08