Conar e Código de Defesa do Consumidor: uma análise sobre o greenwashing no caminho do ESG e da economia circular
Garcia, Solimar
Resumo:
A sustentabilidade mudou de status, ganhando notoriedade com sua ampliação para temas que incluem as demandas sociais e de governança corporativa, além das ambientais, que já eram sua preocupação inicial. Transposto como uma sequência natural da sustentabilidade, o acrônimo ESG (environmental, social and governance – ambiente, social e governança) é um conjunto de iniciativas que devem fazer parte de todas as atividades empresariais, pois o consumidor mais bem-informado cobra tais ações das companhias. Este capítulo avalia a visão do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e do Código de Defesa do Consumidor sobre a sustentabilidade e a propaganda enganosa apresentadas nas campanhas de comunicação empresarial e seus desdobramentos, que levam desinformação ao consumidor por meio de greenwashing. Palavras-chave: sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; responsabilidade social; inovação; cultura empresarial.
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DOI: 10.5151/9786555503456-08
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Como citar:
GARCIA, Solimar; "Conar e Código de Defesa do Consumidor: uma análise sobre o greenwashing no caminho do ESG e da economia circular", p. 128-139. ESG e economia circular na gestão 4.0: ações para negócios mais sustentáveis. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503456, DOI 10.5151/9786555503456-08