Conar e Código de Defesa do Consumidor: uma análise sobre o greenwashing no caminho do ESG e da economia circular

Conar e Código de Defesa do Consumidor: uma análise sobre o greenwashing no caminho do ESG e da economia circular

Garcia, Solimar;

Resumo:

A sustentabilidade mudou de status, ganhando notoriedade com sua ampliação para temas que incluem as demandas sociais e de governança corporativa, além das ambientais, que já eram sua preocupação inicial. Transposto como uma sequência natural da sustentabilidade, o acrônimo ESG (environmental, social and governance – ambiente, social e governança) é um conjunto de iniciativas que devem fazer parte de todas as atividades empresariais, pois o consumidor mais bem-informado cobra tais ações das companhias. Este capítulo avalia a visão do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e do Código de Defesa do Consumidor sobre a sustentabilidade e a propaganda enganosa apresentadas nas campanhas de comunicação empresarial e seus desdobramentos, que levam desinformação ao consumidor por meio de greenwashing. Palavras-chave: sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; responsabilidade social; inovação; cultura empresarial.

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A sustentabilidade mudou de status, ganhando notoriedade com sua ampliação para temas que incluem as demandas sociais e de governança corporativa, além das ambientais, que já eram sua preocupação inicial. Transposto como uma sequência natural da sustentabilidade, o acrônimo ESG (environmental, social and governance – ambiente, social e governança) é um conjunto de iniciativas que devem fazer parte de todas as atividades empresariais, pois o consumidor mais bem-informado cobra tais ações das companhias. Este capítulo avalia a visão do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e do Código de Defesa do Consumidor sobre a sustentabilidade e a propaganda enganosa apresentadas nas campanhas de comunicação empresarial e seus desdobramentos, que levam desinformação ao consumidor por meio de greenwashing. Palavras-chave: sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; responsabilidade social; inovação; cultura empresarial.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503456-08

Referências bibliográficas
  • AMÂNCIO, A. Após 4 anos de rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, rio
    Paraopeba segue sem data para descontaminação. Instituto Eco de Jornalismo Ambiental.
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    e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
    leis/l8078compilado.htm. Acesso em: 3 nov. 2023.
    CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA (CONAR).
    Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Disponível em:
    http://www.conar.org.br/. Acesso em: 3 nov. 2023.
Como citar:

GARCIA, Solimar; "Conar e Código de Defesa do Consumidor: uma análise sobre o greenwashing no caminho do ESG e da economia circular", p. 128 -139. In: ESG e economia circular na gestão 4.0: Ações para negócios mais sustentáveis. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503456, DOI 10.5151/9786555503456-08