Conar e Código de Defesa do Consumidor: uma análise sobre o greenwashing no caminho do ESG e da economia circular
Conar e Código de Defesa do Consumidor: uma análise sobre o greenwashing no caminho do ESG e da economia circular
Garcia, Solimar;
Resumo:
A sustentabilidade mudou de status, ganhando notoriedade com sua ampliação para temas que incluem as demandas sociais e de governança corporativa, além das ambientais, que já eram sua preocupação inicial. Transposto como uma sequência natural da sustentabilidade, o acrônimo ESG (environmental, social and governance – ambiente, social e governança) é um conjunto de iniciativas que devem fazer parte de todas as atividades empresariais, pois o consumidor mais bem-informado cobra tais ações das companhias. Este capítulo avalia a visão do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e do Código de Defesa do Consumidor sobre a sustentabilidade e a propaganda enganosa apresentadas nas campanhas de comunicação empresarial e seus desdobramentos, que levam desinformação ao consumidor por meio de greenwashing. Palavras-chave: sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; responsabilidade social; inovação; cultura empresarial.
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A sustentabilidade mudou de status, ganhando notoriedade com sua ampliação para temas que incluem as demandas sociais e de governança corporativa, além das ambientais, que já eram sua preocupação inicial. Transposto como uma sequência natural da sustentabilidade, o acrônimo ESG (environmental, social and governance – ambiente, social e governança) é um conjunto de iniciativas que devem fazer parte de todas as atividades empresariais, pois o consumidor mais bem-informado cobra tais ações das companhias. Este capítulo avalia a visão do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e do Código de Defesa do Consumidor sobre a sustentabilidade e a propaganda enganosa apresentadas nas campanhas de comunicação empresarial e seus desdobramentos, que levam desinformação ao consumidor por meio de greenwashing. Palavras-chave: sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; responsabilidade social; inovação; cultura empresarial.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503456-08
Referências bibliográficas
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Paraopeba segue sem data para descontaminação. Instituto Eco de Jornalismo Ambiental.
25 jan. 2023. Disponível em: https://oeco.org.br/reportagens/apos-4-anos-
-de-rompimento-da-barragem-da-vale-em-brumadinho-rio-paraopeba-segue-sem-
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e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
leis/l8078compilado.htm. Acesso em: 3 nov. 2023.
CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA (CONAR).
Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Disponível em:
http://www.conar.org.br/. Acesso em: 3 nov. 2023.
Como citar:
GARCIA, Solimar;
"Conar e Código de Defesa do Consumidor: uma análise sobre o greenwashing no caminho do ESG e da economia circular",
p. 128 -139.
In:
ESG e economia circular na gestão 4.0: Ações para negócios mais sustentáveis.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503456,
DOI 10.5151/9786555503456-08