(Vi)Ver e Fotografar: A Aplicação da Fotoetnografia na Pesquisa de Moda

Bandeira, Álamo

Resumo:

A pesquisa em design de moda utiliza diversas ferramentas de outras áreas para aprofundar e diversificar suas atuações. Neste artigo, busca-se apresentar como a fotoetnografia (campo que traduz – através dos registros fotográficos – os costumes de um grupo) pode aplicada à pesquisa de moda. Desde Malinowski, a antropologia visual revela dados e visões sobre os povos; já, a partir dos estudos de Achutti, a fotografia não apenas apoiou os textos, mas obteve relevância como voz independente à escrita; e aqui propõe-se que a fotografia pode ser um elemento independente de pesquisa aplicada ao campo da moda.

94 downloads

design

DOI: 10.5151/9786555503463-08

Referências bibliográficas
  • MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Sul. Tradução: Anton P. Carr; Ligia
  • Cardieri. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
  • MAIA, Yorrana. Moda-C: o novo método 5-c para dominar o processo de coleções.
  • Belém, PA: Ed. Do Autor, 2021.
  • NOVAES, Sylvia Caiuby. A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro
  • Nome, 2016.
Como citar:

BANDEIRA, Álamo; "(Vi)Ver e Fotografar: A Aplicação da Fotoetnografia na Pesquisa de Moda", p. 140-155. Anais III Seminário de Pesquisa PPGDesign UFPE2023: design [em fronteira]. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-08