(Vi)Ver e Fotografar: A Aplicação da Fotoetnografia na Pesquisa de Moda
(Vi)Ver e Fotografar: A Aplicação da Fotoetnografia na Pesquisa de Moda
Bandeira, Álamo;
Resumo:
A pesquisa em design de moda utiliza diversas ferramentas de outras áreas para aprofundar e diversificar suas atuações. Neste artigo, busca-se apresentar como a fotoetnografia (campo que traduz – através dos registros fotográficos – os costumes de um grupo) pode aplicada à pesquisa de moda. Desde Malinowski, a antropologia visual revela dados e visões sobre os povos; já, a partir dos estudos de Achutti, a fotografia não apenas apoiou os textos, mas obteve relevância como voz independente à escrita; e aqui propõe-se que a fotografia pode ser um elemento independente de pesquisa aplicada ao campo da moda.
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A pesquisa em design de moda utiliza diversas ferramentas de outras áreas para aprofundar e diversificar suas atuações. Neste artigo, busca-se apresentar como a fotoetnografia (campo que traduz – através dos registros fotográficos – os costumes de um grupo) pode aplicada à pesquisa de moda. Desde Malinowski, a antropologia visual revela dados e visões sobre os povos; já, a partir dos estudos de Achutti, a fotografia não apenas apoiou os textos, mas obteve relevância como voz independente à escrita; e aqui propõe-se que a fotografia pode ser um elemento independente de pesquisa aplicada ao campo da moda.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503463-08
Referências bibliográficas
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MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Sul. Tradução: Anton P. Carr; Ligia
Cardieri. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
MAIA, Yorrana. Moda-C: o novo método 5-c para dominar o processo de coleções.
Belém, PA: Ed. Do Autor, 2021.
NOVAES, Sylvia Caiuby. A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro
Nome, 2016.
Como citar:
BANDEIRA, Álamo;
"(Vi)Ver e Fotografar: A Aplicação da Fotoetnografia na Pesquisa de Moda",
p. 135 -151.
In:
Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463,
DOI 10.5151/9786555503463-08