(Vi)Ver e Fotografar: A Aplicação da Fotoetnografia na Pesquisa de Moda

(Vi)Ver e Fotografar: A Aplicação da Fotoetnografia na Pesquisa de Moda

Bandeira, Álamo;

Resumo:

A pesquisa em design de moda utiliza diversas ferramentas de outras áreas para aprofundar e diversificar suas atuações. Neste artigo, busca-se apresentar como a fotoetnografia (campo que traduz – através dos registros fotográficos – os costumes de um grupo) pode aplicada à pesquisa de moda. Desde Malinowski, a antropologia visual revela dados e visões sobre os povos; já, a partir dos estudos de Achutti, a fotografia não apenas apoiou os textos, mas obteve relevância como voz independente à escrita; e aqui propõe-se que a fotografia pode ser um elemento independente de pesquisa aplicada ao campo da moda.

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A pesquisa em design de moda utiliza diversas ferramentas de outras áreas para aprofundar e diversificar suas atuações. Neste artigo, busca-se apresentar como a fotoetnografia (campo que traduz – através dos registros fotográficos – os costumes de um grupo) pode aplicada à pesquisa de moda. Desde Malinowski, a antropologia visual revela dados e visões sobre os povos; já, a partir dos estudos de Achutti, a fotografia não apenas apoiou os textos, mas obteve relevância como voz independente à escrita; e aqui propõe-se que a fotografia pode ser um elemento independente de pesquisa aplicada ao campo da moda.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503463-08

Referências bibliográficas
  • MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Sul. Tradução: Anton P. Carr; Ligia
    Cardieri. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
    MAIA, Yorrana. Moda-C: o novo método 5-c para dominar o processo de coleções.
    Belém, PA: Ed. Do Autor, 2021.
    NOVAES, Sylvia Caiuby. A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro
    Nome, 2016.
Como citar:

BANDEIRA, Álamo; "(Vi)Ver e Fotografar: A Aplicação da Fotoetnografia na Pesquisa de Moda", p. 135 -151. In: Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-08