Gêneros Textuais e Ensino de Línguas: Uma Proposta Didática a Partir da Retextualização de Lendas Urbanas

Nascimento, Rosemberg Gomes; Silva, Everton Henrique Souza da; Sousa, Joseildo Joaquim de Oliveira; Silva, Yasmim Cavalcante de Lima;

Resumo:

Esperamos que as contribuições elencadas no presente capítulo contribuam para a prática docente dos professores de língua vernácula, fazendo com que os estudantes percebam que o estudo do idioma pode ser prazeroso e relacionado com os textos que os rodeiam e que produzem oralmente desde crianças, a exemplo das lendas urbanas. Acreditamos, ainda, que a proposta apresentada adiante contempla todos as práticas de linguagens elencadas na BNCC (leitura/escuta, produção de textos escritos e multissemióticos, oralidade e análise linguística/semiótica), cabendo ao docente adaptar o projeto à realidade sociocultural de sua sala de aula. Por fim, entendemos que, embora esteja direcionada principalmente a docentes de português, nosso projeto pode ser facilmente vivenciado e adaptado para as línguas estrangeiras modernas, como inglês, espanhol e francês.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501995-08

Referências bibliográficas
  • ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. BAZERMAN, Charles. A vida do gênero, a vida na sala de aula. In: BAZERMAN, Charles. Gênero, escrita e agência. São Paulo: Cortez, 2006.
Como citar:

NASCIMENTO, Rosemberg Gomes; SILVA, Everton Henrique Souza da; SOUSA, Joseildo Joaquim de Oliveira; SILVA, Yasmim Cavalcante de Lima; "Gêneros Textuais e Ensino de Línguas: Uma Proposta Didática a Partir da Retextualização de Lendas Urbanas", p. 195 -212. In: Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiência. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995, DOI 10.5151/9786555501995-08