Aprendizagem

Hopkins, Andrew

Resumo:

No livro Failure to Learn, identifiquei várias razões para a falha da BP em aprender com os incidentes anteriores, entre elas a sua estrutura organizacional e o seu sistema de incentivos. Este capítulo oferece mais algumas reflexões sobre por que a aprendizagem parece tão difícil quando se trata de eventos de graves consequências e baixa probabilidade. Ele trata tanto de aprendizagem organizacional como individual. Frequentemente me perguntam como as organizações podem combater a complacência e promover a aprendizagem individual, e, portanto, o capítulo conclui com algumas sugestões práticas, muito específicas.

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prevenção de acidentes, desastres ambientais, indústria petrolífera, Golfo do México, derramamento de óleo

DOI: 10.5151/9786555065237-08

Referências bibliográficas
  • Janis, I., Groupthink: psychological studies of policy decisions and fiascos, Houghton Mifflin, Boston, 1982.
  • King, J., “Letter to the editor regarding management walk-arounds: lessons from the Gulf of Mexico oil well blowout”, Safety Science 2012, 50(3): 535.
  • Klein, G., Streetlights and shadows, MIT Press, Cambridge, Massachusetts, 2009. Kletz, T, Learning from accidents, Gulf Professional Publishing, Oxford, 2001.
Como citar:

HOPKINS, Andrew; "Aprendizagem", p. 149-164. Decisões desastrosas: as causas humanas e organizacionais do desastre do Golfo do México. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555065237, DOI 10.5151/9786555065237-08