Metodologias e Análises em Estudos de Predicação Transitiva Direta com Pronome Se: Um Estudo Puxa Outro

Saraiva de Pontes, Eneile Santos ; Vieira, Marcia dos Santos Machado

Resumo:

Este capítulo tem como principal objetivo apresentar o passo a passo e as metodo­logias empregadas em estudos desenvolvidos no Projeto Predicar, desde 2008, os quais se têm dedicado a analisar os usos de construções transitivas diretas com pro­nome SE, em textos escritos e orais do Português Brasileiro (PB).

53 downloads

Língua portuguesa, Português, língua vernácula

DOI: 10.5151/9786555502626-08

Referências bibliográficas
  • ASSUNÇÃO, C.; ARAÚJO, C. Linguística de corpus: teoria, perspectivas metodoló¬gicas e ensino das línguas. In.: Filologia Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 21, n. 2, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/ view/163496. Acesso em: 07 mar. 2022.
  • BAGNO. M. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola Edi¬torial, 2001.
  • BECHARA. E. Lições de Português pela análise sintática. Rio de Janeiro: Padrão, 1988.
Como citar:

SARAIVA DE PONTES, Eneile Santos; VIEIRA, Marcia dos Santos Machado; "Metodologias e Análises em Estudos de Predicação Transitiva Direta com Pronome Se: Um Estudo Puxa Outro ", p. 207-234. Predicar: uma rede de perspectivas metodológicas. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502626, DOI 10.5151/9786555502626-08