Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Local: Uma Esperança Condicional no Município de São José do Barreiro – SP

Oliveira, Filipe Vieira de Oliveira; Zanirato, Silvia Helena;

Resumo:

O capítulo ora apresentadorefere-se a uma análise das principais discussões teóricas e dos resultadosobtidos com a pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação emCiência Ambiental da Universidade de São Paulo, cujo objetivo principal foiverificar os limites e as possibilidades que se estabelecem a partir daassociação entre patrimônio, turismo e desenvolvimento local no município deSão José do Barreiro, no estado de São Paulo. A pesquisa ocorreu entre os anosde 2016 e 2020, com trabalho de campo concentrado entre 2018 e 2019. Trata-sede um estudo de caso com abordagem qualitativa de caráter combinado analítico,descritivo e exploratório e com procedimentos técnicos com base na pesquisa decampo, aplicação de entrevistas semiestruturadas, elaboração e aplicação de umdiagnóstico participativo e na produção e na análise de imagens fotográficas.Como resultado, verificamos que a associação entre patrimônio, turismo edesenvolvimento local ainda é contraditória e demanda maior partici­paçãosocial. Com a pesquisa aplicada foi possível demonstrar em São José do Barreiroa persistência de um modelo de turismo pouco organizado, descontínuo e nãoparticipativo – o que, em nossa análise, contribui para a manutenção dascondições adversas à conservação do patrimônio cultural e natural aliexistentes. Foram observados diversos conflitos em relação à associaçãoproposta, em especial de ordem ambiental. Verificamos também, que, ainda assim,há uma esperança da comunidade depositada no turismo e nos patrimônios locais;no entanto, os conflitos inerentes ao modo como essa relação vêm sendoconduzida a tem mantido como uma esperança condicional. Desse modo, apontamospara a necessidade de se pensar em um tipo de desenvolvimento do turismo queseja mais inclusivo, arraigado em bases locais e na ampla participação social,condição fundamental para as transformações desejadas e para a superação dosmais diversos problemas identificados.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-08

Referências bibliográficas
  • ANTONIO FILHO, F. D. O “caminho novo”: o Vale Histórico da Serra da Bocaina – opulência e decadência da sub-região Paraibana Paulista: reintegração de um espaço demográfico “deprimido”. Tese (Livre Docência) em Geociências e Ciências Exatas. UNESP, Rio Claro, 2009. AB’SABER, A.; BERNARDES, N. Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e arredores de São Paulo: guia de excursão n. 4, realizado por ocasião do XVIII Congresso Internacional de Geografia. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1958. CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo, Ed. UNESP, 2017.
Como citar:

OLIVEIRA, Filipe Vieira de Oliveira; ZANIRATO, Silvia Helena; "Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Local: Uma Esperança Condicional no Município de São José do Barreiro – SP", p. 151 -170. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-08