Os Processos Enunciativos na Análise do Discurso e a Formação do Leitor

Cano, Marcio Rogrio de Oliveira; Pena, Luana Nayara;

Resumo:

Uma das questões ainda bastante problemática no ensino de Língua Portuguesa e a do leitor, em especial, do leitor crítico. Esse tema, em maior ou menor grau, vem sendo abordado nos documentos norteadores da educação, mais precisamente, a partir da década de 90 do século passado, bem como e presença constantes nas pesquisas acadêmicas. No entanto, a ideia de formar um leitor crítico e o seu debate constante também provocam um esvaziamento da noção do que é ser crítico, e por isso, faz-se necessário problematizar do que a criticidade se trata. Uma das possíveis abordagens para tratar do leitor crítico ampara-se na Análise do Discurso, conforme a perspectiva desenvolvida nos trabalhos do GPLPD, como Cano (2012; 2013, 2016), Pena (2021), Neves (2018), Silva e Cano (2021), entre outros. A partir desses estudos, podemos traçar uma relação entre a Análise do Discurso e a formação do leitor, tendo em vista que a AD, ao fazer uma abordagem crítica da produção discursiva, possibilita categorias e elementos que podem contribuir para a formação do leitor crítico. Para tanto, é necessário tratarmos do que é a Análise do Discurso.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501186-08

Referências bibliográficas
  • CANO, M. R. O. A manifestação dos estados de violência no discurso jornalístico. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012a. ____________. Práticas Pedagógicas Inclusivas. São Paulo: Instituto Paulo Freira, 2012b. _________. O ethos discursivo e o ensino de leitura na escola. In. NASCIMENTO, J.V. Espaços da textualidade e da discursividade no ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Terracota, 2013.
Como citar:

CANO, Marcio Rogrio de Oliveira; PENA, Luana Nayara; "Os Processos Enunciativos na Análise do Discurso e a Formação do Leitor", p. 195 -214. In: Discurso em Perspectiva. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501186, DOI 10.5151/9786555501186-08