A Experiência da Coleta de Resíduos na Comunidade Jardim Keralux: Conflitos, Ambiguidades e Divergências

Magalhães, Jackson Cruz; Cseh, Amanda; Gonçalves-Dias, Sylmara L. F.;

Resumo:

O objetivo deste estudo é descrever a experiência de mobilização da comunidade do Jardim Keralux no que diz respeito ao gerenciamento dos resíduos sólidos, a partir da ferramenta de mapa falado. Esses mapas foram elaborados em uma oficina realizada em setembro de 2019, na EACH-USP com 26 participantes, dentre eles moradores e lideranças do Keralux e docentes, funcionários e estudantes da EACH. Como resultados foram levantados os problemas que afetam a comunidade em relação aos resíduos, dentre eles, os dois principais foram: a) contêineres metálicos para acondicionamento de resíduos que acabaram se tornando abrigo para vetores de doenças como ratos, mosquitos, dentre outros, localizados na entrada e nas proximidades das escolas da comunidade; e b) trechos de córrego e corpos d’água presentes na comunidade, que são pontos de acúmulo de resíduos e que, quando transbordam, agravam a situação dos resíduos dispersos pelas ruas do bairro. É importante salientar que o descarte irregular e toda a problemática que envolve os resíduos no bairro não devem ser transferidos apenas para os moradores. Devem ser entendidos como uma responsabilidade compartilhada e que exige comprometimento de todos os atores envolvidos. São necessárias estratégias integradas que minimizem os impactos dos resíduos sólidos no local, além da necessidade de promoção de educação ambiental, que auxilia na percepção, identificação e mudanças de hábitos no que tange à gestão compartilhada dos resíduos sólidos no local.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501551-08

Referências bibliográficas
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12.980: Coleta, varrição e acondicionamento de resíduos sólidos urbanos. Rio de Janeiro, 1993. CARIJÓ, R. S. Análise e proposta de uma gestão integrada de resíduos sólidos: o estudo de caso da comunidade de Babilônia (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. FIOCRUZ. SP. Duas empresas deixam grave passivo ambiental na região leste de São Paulo. Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2020.
Como citar:

MAGALHãES, Jackson Cruz; CSEH, Amanda; GONçALVES-DIAS, Sylmara L. F.; "A Experiência da Coleta de Resíduos na Comunidade Jardim Keralux: Conflitos, Ambiguidades e Divergências", p. 143 -162. In: Agendas Locais e Globais da Sustentabilidade: Ciência, Tecnologia, Gestão e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501551, DOI 10.5151/9786555501551-08