Socialização Étnica: Estudos Brasileiros

França, Dalila Xavier de ; Silva, Khalil da Costa

Resumo:

No Brasil ainda são raros estudos sobre socialização que analisem a transmissão de mensagens sobre o significado de ser negro numa sociedade caracterizada por profundas diferenças de status entre os grupos étnico-raciais. Entretanto, os estudos brasileiros assemelham-se aos de outros países no que diz respeito à análise da relação entre o desenvolvimento cognitivo global da criança com crenças e práticas educativas parentais. São alusivos nessa área os estudos de Seid-Moura et al. (2008) e Lordelo, Fonseca e Araújo (2000). Esses autores, todavia, ainda não estabelecem a associação entre práticas de socialização com questões étnico-raciais.

61 downloads

psicologia social, Racismo

DOI: 10.5151/9786555501643-08

Referências bibliográficas
  • BRISKMAN, L. The Creeping Blight of Islamophobia in Australia. International Journal for Crime, Justice and Social Democracy, Queensland, v.4, n.3, p.112-121, 2015.
  • BRONFENBRENNER, U. The ecology of human development. Cambridge: Harvard University Press, 1979.
  • BROWN, C. S.; ALI, H.; STONE, E. A.; JEWELL, J. A. U.S. children’s stereotypes and prejudicial attitudes toward arab muslims. Analyses of Social Issues and Public Policy, Hoboken, v.17, n.1, p.60-83, 2017.
Como citar:

FRANÇA, Dalila Xavier de; SILVA, Khalil da Costa; "Socialização Étnica: Estudos Brasileiros", p. 99-104. A psicologia social do desenvolvimento nas relações raciais e racismo. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501643, DOI 10.5151/9786555501643-08