Uma Perspectiva Instrumental para Aprendizagens sobre Variáveis Matemáticas com Excel no 9º Ano do Ensino Fundamental

Silva, Ricardo Araujo da ; Assis, Cibelle

Resumo:

Neste texto apresentamos resultados de uma pesquisa sobre agênese instrumental considerando uma dupla de alunos do 9º do EnsinoFundamental ao fazerem uso do Excel (planilha eletrônica de cálculo) e acompreensão de conceitos relacionados ao objeto matemático variáveis. Buscamosdiscutir respostas para a pergunta: “Que conhecimentos podemos inferir quantoao conceito de variáveis quando uma dupla de alunos realiza atividades noExcel?”

64 downloads

ensino de matemática, Matemática

DOI: 10.5151/9786555500813-08

Referências bibliográficas
  • ARAÚJO, C. H. S. Elementos constitutivos do trabalho pedagógico na docência online. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Doutorado em Educação, 2014.
  • BÉGUIN, P.; RABARDEL, P. Designing for instrumented mediated activity. In O. Bertelsen, S. Bodker (eds) Information technology in human activity, Scandinavian Journal of Information Systems, vol. 12, 173-190, 2000.
  • BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
Como citar:

SILVA, Ricardo Araujo da; ASSIS, Cibelle; "Uma Perspectiva Instrumental para Aprendizagens sobre Variáveis Matemáticas com Excel no 9º Ano do Ensino Fundamental", p. 197-220. Compreender o trabalho dos professores brasileiros do ensino básico: uma abordagem pelos recursos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500813, DOI 10.5151/9786555500813-08