Uma Perspectiva Instrumental para Aprendizagens sobre Variáveis Matemáticas com Excel no 9º Ano do Ensino Fundamental

Silva, Ricardo Araujo da; Assis, Cibelle;

Resumo:

Neste texto apresentamos resultados de uma pesquisa sobre agênese instrumental considerando uma dupla de alunos do 9º do EnsinoFundamental ao fazerem uso do Excel (planilha eletrônica de cálculo) e acompreensão de conceitos relacionados ao objeto matemático variáveis. Buscamosdiscutir respostas para a pergunta: “Que conhecimentos podemos inferir quantoao conceito de variáveis quando uma dupla de alunos realiza atividades noExcel?”

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500813-08

Referências bibliográficas
  • ARAÚJO, C. H. S. Elementos constitutivos do trabalho pedagógico na docência online. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Doutorado em Educação, 2014. BÉGUIN, P.; RABARDEL, P. Designing for instrumented mediated activity. In O. Bertelsen, S. Bodker (eds) Information technology in human activity, Scandinavian Journal of Information Systems, vol. 12, 173-190, 2000. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
Como citar:

SILVA, Ricardo Araujo da; ASSIS, Cibelle; "Uma Perspectiva Instrumental para Aprendizagens sobre Variáveis Matemáticas com Excel no 9º Ano do Ensino Fundamental", p. 197 -220. In: Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500813, DOI 10.5151/9786555500813-08