Escolhas Pessoais mas nem Tanto: A Construção da Ética em Jogos Digitais

Zacchi, Vanderlei J.

Resumo:

Jogadores digitais muitas vezes se defrontam com dilemas que, senão incontornáveis, causarão alguma espécie de consequência na sua trajetória de jogo ou colocarão em xeque seus valores pessoais e sociais. No decorrer do jogo, escolhas precisam ser feitas a todo instante, mas em muitos casos não há o que escolher, pois a própria mecânica do jogo impõe o caminho: ou se pratica o ato ou o jogo não prossegue. E o que fazer quando o ato “imposto” fere princípios 

morais, sociais e éticos vigentes na sociedade?

69 downloads

LINGUISTICA, Ensino de Línguas

DOI: 10.5151/9786555060560-08

Referências bibliográficas
  • AARSETH, E. Quest games as post-narrative discourse. In: RYAN, M. L. (Ed.). Narrative across media: the languages of storytelling. Lincoln: University of Nebraska Press, 2004. p. 361-376. BAUMAN, Z. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre
  • Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. CLINTON, K.; JENKINS, H.; MCWILLIAMS, J. New literacies in an age of participatory culture. In: JENKINS, Henry; KELLEY, Wyn (Eds.). Reading in a Participatory Culture: Remixing Moby-Dick in the English Classroom. New
  • York: Teachers College Press, 2013. p. 3-24.
Como citar:

ZACCHI, Vanderlei J.; "Escolhas Pessoais mas nem Tanto: A Construção da Ética em Jogos Digitais", p. 163-178. Diversidade e tecnologias no ensino de línguas. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060560, DOI 10.5151/9786555060560-08