Escolhas Pessoais mas nem Tanto: A Construção da Ética em Jogos Digitais
Zacchi, Vanderlei J.;
Resumo:
Jogadores digitais muitas vezes se defrontam com dilemas que, senão incontornáveis, causarão alguma espécie de consequência na sua trajetória de jogo ou colocarão em xeque seus valores pessoais e sociais. No decorrer do jogo, escolhas precisam ser feitas a todo instante, mas em muitos casos não há o que escolher, pois a própria mecânica do jogo impõe o caminho: ou se pratica o ato ou o jogo não prossegue. E o que fazer quando o ato “imposto” fere princípios morais, sociais e éticos vigentes na sociedade?
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555060560-08
Referências bibliográficas
-
AARSETH, E. Quest games as post-narrative discourse. In: RYAN, M. L. (Ed.). Narrative across media: the languages of storytelling. Lincoln: University of Nebraska Press, 2004. p. 361-376. BAUMAN, Z. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre
Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. CLINTON, K.; JENKINS, H.; MCWILLIAMS, J. New literacies in an age of participatory culture. In: JENKINS, Henry; KELLEY, Wyn (Eds.). Reading in a Participatory Culture: Remixing Moby-Dick in the English Classroom. New
York: Teachers College Press, 2013. p. 3-24.
Como citar:
ZACCHI, Vanderlei J.;
"Escolhas Pessoais mas nem Tanto: A Construção da Ética em Jogos Digitais",
p. 163 -178.
In:
Diversidade e Tecnologias no Ensino de Línguas.
São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060560,
DOI 10.5151/9786555060560-08