O Negro no Espaço Escolar: Acesso, Dificuldades e Enfrentamento ao Racismo
Carvalho, Daniela Melo da Silva; Matos, Patrícia Modesto;
Resumo:
O Brasil é conhecido como o país da multiplicidade. Essa diversidade aparece não só nas exuberantes paisagens, mas também na formação cultural brasileira caracterizada pela fusão de etnias e culturas diversas. No entanto, essa miscigenação racial costuma ser simplificada e romantizada. Muito já foi ouvido sobre o Brasil ser um país mestiço e livre de preconceitos, entretanto, por trás desse discurso de miscigenação, esconde-se uma realidade violenta e racista. Esse pensamento que, na nossa história, sugeriu uma fusão fraterna e tranquila entre brancos, negros e índios, serve ainda hoje para a manutenção das desigualdades raciais e se manifesta nos vários espaços da estrutura social do país, sendo a escola o mais evidente e danoso.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555060393-08
Como citar:
CARVALHO, Daniela Melo da Silva; MATOS, Patrícia Modesto;
"O Negro no Espaço Escolar: Acesso, Dificuldades e Enfrentamento ao Racismo ",
p. 153 -172.
In:
Processos Psicossociais de Exclusão Social.
São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060393,
DOI 10.5151/9786555060393-08