Pensar: Projetar: Fabricar

Pupo, Regiane Trevisan

Resumo:

A implementação de laboratórios de fabricação digital hoje, noBrasil, vem se tornando muito comum em espaços de universidades, institutos federais, órgãos diversos e escolas. Os chamados FabLab’s, Espaços Maker,

Hacker Spaces, ou qualquer ambiente no qual se considera a tecnologia e a experiência nela aplicada, atendem a diversos setores. O objetivo deste capítulo é mostrar os benefícios das atividades cotidianas de um laboratório de fabricação digital, com suas metodologias práticas e interações, de maneira a ter o usuário comprometido, consciente e criativo frente aos desafios. Neles, as metodologias hands-on, ou o aprender fazendo, e STEM - Science, Technology, Engineering, Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), preparam o aluno para situações de vida significativas e socialmente relevantes. A tríade pensar, projetar e fabricar se torna uma só célula, na qual o profissional, estudante ou pesquisador, se mantém comprometido de maneira absoluta, durante todo o processo 
projetual. A busca por soluções inovadoras e resultados competitivos no
mercado tem na prática sua essência e grande aliada do processo como um todo.

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COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580394269-08

Referências bibliográficas
  • ABDULLAH, Z. Getting Their Hands Dirty: Qualitative Study on Hands-on Learning for Architectural Students in Design-build Course. Journal of Design and Built Environment. V. 8, p. 55-84, jun., 2011.
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Como citar:

PUPO, Regiane Trevisan; "Pensar: Projetar: Fabricar ", p. 155-166. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação - Vol. 5. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-08