Pensar: Projetar: Fabricar

Pupo, Regiane Trevisan;

Resumo:

A implementação de laboratórios de fabricação digital hoje, noBrasil, vem se tornando muito comum em espaços de universidades, institutos federais, órgãos diversos e escolas. Os chamados FabLab’s, Espaços Maker,Hacker Spaces, ou qualquer ambiente no qual se considera a tecnologia e a experiência nela aplicada, atendem a diversos setores. O objetivo deste capítulo é mostrar os benefícios das atividades cotidianas de um laboratório de fabricação digital, com suas metodologias práticas e interações, de maneira a ter o usuário comprometido, consciente e criativo frente aos desafios. Neles, as metodologias hands-on, ou o aprender fazendo, e STEM - Science, Technology, Engineering, Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), preparam o aluno para situações de vida significativas e socialmente relevantes. A tríade pensar, projetar e fabricar se torna uma só célula, na qual o profissional, estudante ou pesquisador, se mantém comprometido de maneira absoluta, durante todo o processo projetual. A busca por soluções inovadoras e resultados competitivos nomercado tem na prática sua essência e grande aliada do processo como um todo.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394269-08

Referências bibliográficas
  • ABDULLAH, Z. Getting Their Hands Dirty: Qualitative Study on Hands-on Learning for Architectural Students in Design-build Course. Journal of Design and Built Environment. V. 8, p. 55-84, jun., 2011. BUKOWITZ, W.; WILLIAMS, R. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002. BYBEE, R. The case for STEM Education: Challenges and opportunities. Arlington: NSTA Press, 2013.
Como citar:

PUPO, Regiane Trevisan; "Pensar: Projetar: Fabricar ", p. 155 -166. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-08