Pensar: Projetar: Fabricar
Pupo, Regiane Trevisan;
Resumo:
A implementação de laboratórios de fabricação digital hoje, noBrasil, vem se tornando muito comum em espaços de universidades, institutos federais, órgãos diversos e escolas. Os chamados FabLab’s, Espaços Maker,Hacker Spaces, ou qualquer ambiente no qual se considera a tecnologia e a experiência nela aplicada, atendem a diversos setores. O objetivo deste capítulo é mostrar os benefícios das atividades cotidianas de um laboratório de fabricação digital, com suas metodologias práticas e interações, de maneira a ter o usuário comprometido, consciente e criativo frente aos desafios. Neles, as metodologias hands-on, ou o aprender fazendo, e STEM - Science, Technology, Engineering, Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), preparam o aluno para situações de vida significativas e socialmente relevantes. A tríade pensar, projetar e fabricar se torna uma só célula, na qual o profissional, estudante ou pesquisador, se mantém comprometido de maneira absoluta, durante todo o processo projetual. A busca por soluções inovadoras e resultados competitivos nomercado tem na prática sua essência e grande aliada do processo como um todo.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9788580394269-08
Referências bibliográficas
-
ABDULLAH, Z. Getting Their Hands Dirty: Qualitative Study on Hands-on Learning for Architectural Students in Design-build Course. Journal of Design and Built Environment. V. 8, p. 55-84, jun., 2011.
BUKOWITZ, W.; WILLIAMS, R. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002. BYBEE, R. The case for STEM Education: Challenges and opportunities. Arlington: NSTA Press, 2013.
Como citar:
PUPO, Regiane Trevisan;
"Pensar: Projetar: Fabricar ",
p. 155 -166.
In:
Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação.
São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269,
DOI 10.5151/9788580394269-08