Novas Configurações e Tendências na Área Comercial
Garcia, Solimar
Resumo:
Atuar em áreas comerciais tem sido um desafio enorme, tanto para os profissionais de vendas, como para os gestores e cargos mais altos na hierarquia empresarial. Os varejos já não são o que foi um dia: uma lojinha na rua principal do bairro, um armazém na esquina de casa, com produtos vendidos a granel, um bar com produtos alimentícios e de limpeza...não! O cenário de vendas anterior propiciava uma relação unidirecional, por meio dos encontros físicos nas lojas, com os vendedores ou catálogos. A expansão da tecnologia levou à ampliação dos canais de vendas, físicos e on-line,que trabalham de forma conectada e integrada, para evitar perdas de vendas, informações e relacionamentos que partem do consumidor para a empresa e melhorando a experiência do shopper (comprador). A concorrência é global e quase infinita! Estamos na era do varejo omnichannel,do e-commerce e da tecnologia como aliada em todas as áreas e profissões, fazendo da integração da informação com a prestação de serviços uma habilidade especial a ser desenvolvida pelas companhias, que necessitarão de profissionais cada vez mais especializados. Além disso, lidamos com um público que tem informação e por sinal, tem muita informação, e isso requer maior conhecimento e preparo do profissional que atua na linha de frente com o cliente: o profissional de vendas. Como fazer uma equação tão complexa funcionar na busca dos objetivos pessoais, profissionais e empresariais de vendedores que atuam em ambientes diversificados, mutantes, flexíveis e sujeitos a mudanças rápidas? A partir dessas considerações complexas iniciais, trataremos nesse capítulo de buscar respostas para os desafios atuais da áreacomercial em empresas em constante mutação e adaptação.
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DOI: 10.5151/9786555500059-08
Referências bibliográficas
- AJ LIMÃO ERVILHA. Vendas 4.0 – Máquina de Vendas?! s/d. Disponível em: http:// ajlimao.com.br/vendas-4-0/. Acesso em: 04 dez. 2019. BELLIN, H. Which marketing channel is right for your company? Journal of Marketing Channels, 23 (3), p. 157-161, 2016. BRAGA, M. As tendências em vendas mais importantes da atualidade. 26.01.2017. Disponível em: https://www.reachr.com.br/novo-blog/as-tendencias-em-vendas-mais--importantes-da-atualidade/. Acesso em: 18 nov. 2019.
Como citar:
GARCIA, Solimar; "Novas Configurações e Tendências na Área Comercial", p. 172-189. Gestão 4.0 em tempos de disrupção. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555500059, DOI 10.5151/9786555500059-08