Escrita Colaborativa e Multiletramentos: A Revisão Mediada na Produção de Webaula

Araújo, Nukácia Meyre Silva ; Araújo, Silva ; Hissa, Débora Liberato Arruda

Resumo:

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), especialmente a partir dos recursos disponíveis pela Web 2.0, permitem alternância dos papéis de autor e leitor (em um processo de permanente reversibilidade discursiva), principalmente em razão da multiplicidade de linguagens – escrita, áudio, imagens, vídeos, etc. – presentes nos textos multissemióticos que circulam na

rede www. Essa possibilidade multissemiótica apresentada pelas TDIC abre espaço para múltiplas formas de interação, que são facilmente percebidas no cotidiano, quando se está, por exemplo, ao mesmo tempo, lendo algo em uma rede social como o Facebook, vendo fotos de amigos no Instagram, escutando tutoriais ou escrevendo comentários nas postagens do Twitter. Todas estas “habilidades” se dão, pela potencialização da multimodalidade, da multissemiose, da multiculturalidade e da multilinguagem a partir de recursos das tecnologias digitais da informação e da comunicação.

42 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580394085-08

Como citar:

ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva ; ARAÚJO, Silva; HISSA, Débora Liberato Arruda; "Escrita Colaborativa e Multiletramentos: A Revisão Mediada na Produção de Webaula ", p. 165-188. Multimodalidade e práticas de multiletramentos no ensino de línguas. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394085, DOI 10.5151/9788580394085-08