A (Des)Constituição do Ethos do Professor Pelas vias dos Textos Midiáticos

Cunha, Andréia Honório da; Nhoque, Janete Ribeiro;

Resumo:

Às vezes, diante da figura do professor(a) sinto-me como se estivesse diante de um velho e apagado retrato de família. Com o tempo perderam-se cores, apagaram-se detalhes e traços. A imagem ficou desfigurada, perdeu a viveza, o interesse. Mas um retrato a guardar na gaveta de nossos sonhos perdidos, para revê-lo em tempos de saudade. Entendemos, como Arroyo, que as imagens e as autoimagens que emergem da atuação do profissional da educação são construídas e levam em consideração um ideal de professor, nem sempre condizente com a realidade ante a dinamicidade dos conflitos que emergem no exercício do cargo/função nos âmbitos sócio-políticos-pedagógicos. Fora o fato de a atuação docente passar por mutações exigidas ou impostas pela conjuntura histórica, que acaba por afastar este profissional do ideário construído socialmente sobre “ser professor”.

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DOI: 10.5151/9788580394122-08

Referências bibliográficas
  • ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS – ANJ. Tiragem impressa dos maiores jornais perde 520 mil exemplares em 3 anos. 31/01/2018. Disponível em << https://www.anj. org.br/site/menagenda/97-midia-nacional/5251-tiragem-impressa-dos-maiores-jornais-perde-520-mil-exemplares-em-3-anos.html>>Acessado em 20/07/2019. ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011. ARROYO, M. l G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
Como citar:

CUNHA, Andréia Honório da; NHOQUE, Janete Ribeiro; "A (Des)Constituição do Ethos do Professor Pelas vias dos Textos Midiáticos", p. 145 -158. In: Inteligência Retórica: O Ethos. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394122, DOI 10.5151/9788580394122-08