Reflexões sobre a Relação Palavra Imagem em Processos de Leitura e Produção Escrita: uma Proposta com Tiras da Turma do Xaxado

Cunha, Andreia Honório da; Cunha, Carla Moreira de Paula ;

Resumo:

Este capítulo parte do pressuposto de que o homem é um animal simbólico, retórico e plurissemiótico3 cujas relações comunicativas se presentificam em redes complexas de inter-relações que, aliadas umas às outras, colaboram para entendimento profundo da linguagem e de seu funcionamento nas relações sociais. Especificamente, trata dos processos simbólicos como elementos produtores de sentidos delimitados ao gênero narrativo multimodal presente nas tiras como instrumento de leitura e produção textual em âmbito escolar. Por sua materialização, esse gênero utiliza diversos recursos semióticos4 comunicativos passíveis de negociações e acordos via argumentação, não apenas em uma ação combinatória entre palavra-imagem, mas também dialógica entre elas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393675-08

Referências bibliográficas
  • BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. CUNHA, A. H. da. Tiras e Gramática do Design Visual: A produção de sentidos no gênero multimodal. 2017. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Como citar:

CUNHA, Andreia Honório da; CUNHA, Carla Moreira de Paula ; "Reflexões sobre a Relação Palavra Imagem em Processos de Leitura e Produção Escrita: uma Proposta com Tiras da Turma do Xaxado", p. 113 -126. In: Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-08