Tratamento Psicanalítico com Bebês e Pais - O quê, por quê e quando?

Salomonsson, Björn

Resumo:

Este texto trata de princípios de um trabalho psicanalítico com pais e bebês, ilustrados por uma vinheta clínica. Aborda a elaboração da experiência de transferência- contratransferência e algumas funções da linguagem. Propõe que: é necessário falar com um bebê em sofrimento, ainda que ele não entenda o aspecto literal do que se diz; deve-se expressar acuradamente e sinceramente o que se considera serem as emoções pesadas da criança; a experiência de contratransferência, 

como expressa em encenações/enactments, metáforas e outros modos,
pode indicar os níveis inconscientes da perturbação.

21 downloads

DOI: 10.5151/9788580393101-08

Referências bibliográficas
  • Bacon, R. J. (2002). Winnicott Revisited: A point of view. Free Associations, 9B, 250-270. Bion, W. R. (1965). Transformations. London: Karnac Books. Dollander, M., & de Tychey, C. (2004). Affective development, education and prevention: A psychodynamic model. Psychoanalytic Review, 91, 257-270.
Como citar:

SALOMONSSON, Björn; "Tratamento Psicanalítico com Bebês e Pais - O quê, por quê e quando?", p. 129-140. Atualidades na Investigação em Psicologia e Psicanálise. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393101, DOI 10.5151/9788580393101-08