A LITERATURA DO DESIGN COMO FORMA DE LEGITIMAÇÃO DE UMA PRÁTICA PROFISSIONAL
Cipiniuk, Alberto
Resumo:
Os professores e pesquisadores do Campo do Design empregam, para divulgação e perpetuação de suas ideias, textos reproduzidos para os alunos formando um corpus teórico que serve de base para a consagração dos valores ou referências teóricas e práticas consagradas pelo campo. Essa literatura do design é, portanto, uma espécie de suporte material do campo e é por ela que se produz a amálgama ideológica dos pares do campo. Mais ou menos como o que o Velho e o Novo Testamento
são para judeus e católicos exercerem suas religiões.
Essa literatura é composta por livros, monografias acadêmicas, dissertações e teses, artigos “científicos” apresentados em congressos e simpósios da categoria, artigos de divulgação científica em revistas e jornais de grande circulação, matérias mundanas nesses mesmos meios e assim por diante. No início desse livro examinamos alguns comprometimentos ideológicos desses textos, sua emulação com a imprensa cotidiana que todo mundo lê, assim como a sua duvidosa cientificidade.
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DOI: 10.5151/9788580392685-08
Como citar:
CIPINIUK, Alberto; "A LITERATURA DO DESIGN COMO FORMA DE LEGITIMAÇÃO DE UMA PRÁTICA PROFISSIONAL", p. 113-118. O campo do design e a crise do monopólio da crença. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392685, DOI 10.5151/9788580392685-08