Agentes produtores do espaço turístico em Três Ranchos (GO)
CUSTÓDIO, Amanda Abadia Felizardo ; SILVA, Magda Valéria da
Resumo:
O objetivo do estudo foi identificar os agentes que marcaram a produção do espaço turístico da cidade de Três Ranchos/Goiás. A relevância da pesquisa se acerca na busca de compreender o turismo não somente no âmbito econômico, mas também na organização de espaços impondo novos ritmos nas áreas onde se estabelece. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) pesquisa teórica sobre turismo/paisagem no campo da geografia e b) pesquisa documental. Três Ranchos teve sua paisagem transformada pelas adaptações advindas das necessidades do capital, passando a se desenvolver em função da atividade turística. Assim, entende-se que a produção e o consumo do espaço ligado ao turismo envolvem variados processos espaciais e, nestes, atuam diversos agentes sociais em diferentes escalas geográficas.
30 downloads
DOI: 10.5151/9788580392302-08
Referências bibliográficas
- ANDRADE, J. V. de. Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 2000.
- BARRETO, M. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 2. ed. rev. e atual.
- Campinas-SP: Papirus, 1997. (Coleção Turismo).
- BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 6. ed. São Paulo: Senac, 2001.
- BRASIL. Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR). Diretrizes do Programa
- Nacional de Municipalização do Turismo. Brasília, 1997.
- CAPEL, H. Agentes y estrategias en la producción del espacio urbano español.
- Revista de Geografia, Barcelona, v.VIII, n.1-2, ene/dic. 1974, p. 19-56.
- CORRÊA, R. L.. O espaço urbano. São Paulo. Ática, 1989.
- CRUZ, R. de C. A. da. A Introdução à geografia do Turismo. 2. ed. São Paulo:
- Roca, 2000.
- FELIPE, C. E. O Lago Azul e as cores do turismo em Três Ranchos (GO) no período
- de 1980 a 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal
- de Uberlândia, Programa de Pós-graduação em Geografia, Uberlândia, 2004.
- FONSECA, M. P. da; COSTA, A. A. da. A racionalidade da urbanização turística
- em áreas deprimidas: o espaço produzido para o visitante. Mercator, Fortaleza,
- n. 6, p. 25-32, 2005.
- KNAFOU, R. Turismo e território: para um enfoque cientifico do turismo. In:
- RODRIGUES, A B (Org.). Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques
- regionais. São Paulo: Hucitec, 1996.
- LEFEBVRE, H. Reprodução: as relações de produção. Porto: Publicações Escorpião,
- 1973.
- Organização Mundial do Turismo (OMT). 2001. Introdução ao turismo. São
- Paulo: Roca. Disponível em: <http://ois.sebrae.com.br/comunidades/omt-organizacao-
- mundial-do-turismo/>. Acesso: 10 mai. 2016.
- OLIVEIRA, H. A.; SANTOS, M. A. Modernização, urbanização e turismo na região
- das águas quentes, 1970-2010. In: Hamilton Afonso de Oliveira (Org.).
- Diferentes olhares sobre o turismo na Região das Águas Quentes de Goiás.
- Goiânia/GO: Kelps, 2014. p. 11-25.
- PORTUGUEZ, A. P. Agroturismo e desenvolvimento regional. São Paulo: Hucitec,
- 2002.
- RODRIGUES, A. B. (Org.). Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques
- regionais. São Paulo: Hucitec, 1996.
- SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 2004.
- SILVA, K. M. da. O processo de urbanização turística em Natal: a perspectiva do
- residente. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação
- do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
- SOUZA, J. L. V. Pobres garimpeiros de riqueza: a geografia dos diamantes em Três
- Ranchos (GO). 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade
- Federal de Goiás, Catalão, 2012.
- TORRE, O. de La. El turismo, fenômeno social. Cidade do México: Fondo de
- Cultura Econômico, 1992.
- VASCONCELOS, P. de A. A utilização dos agentes sociais nos estudos de geografia
- urbana: avanço ou recuo? In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. et al.
- (Org.). A produção do espaço urbano: agente e processos, escalas e desafios.
- 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
Como citar:
CUSTÓDIO, Amanda Abadia Felizardo; SILVA, Magda Valéria da; "Agentes produtores do espaço turístico em Três Ranchos (GO)", p. 113-126. História, cidades, redes políticas e sociais. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392302, DOI 10.5151/9788580392302-08