A imersão em uma indústria joinvilense possibilitando um diagnóstico para a busca de uma nova atuação de mercado

SCHULENBURG, Larissa Angeoleti ; Aguiar, Victor Rafael Laurenciano

Resumo:

Da constante busca pela inovação nas organizações emergem novas atuações que vão além dos limites tradicionalmente estabelecidos em determinados campos disciplinares da gestão. Nesse sentido, o design vem se consolidando com novas práticas e atuações mercadológicas. Observa-se que um projeto de design, atualmente, não é mais considerado apenas como um resultado que contemple soluções práticas, estéticas e funcionais. Com a atual discussão das práticas do Design como um serviço, salientase a preocupação em propor soluções para a indústria. Pode-se considerar ainda, que o design como um campo exploratório de atuações bem-sucedidas, pode enriquecer o modelo de gestão que se tinha concebido previamente e tradicionalmente em áreas administrativas.

30 downloads

DOI: 10.5151/9788580391855-08

Referências bibliográficas
  • AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 5. ed. Porto
  • Alegre: Bookman, 2001.
  • FORTY, A. Objeto de desejo: design e sociedade desde 1970. São
  • Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para configuração de
  • produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
  • MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Díaz.
  • Gestão de Design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina:
  • EDUEL, 2011.
  • MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando o design
  • para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre:
  • Bookman, 2011.
  • NESE, L. O Design como Serviço Essencial. In: Innovation Idea Brazil.
  • São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.
  • PORTAL GRAMPEL. Soluções em corte a laser (Joinville, SC).
  • Disponível em: <http://www.grampel.ind.br>. Acesso em: 14 out.
  • 2013.
Como citar:

SCHULENBURG, Larissa Angeoleti; AGUIAR, Victor Rafael Laurenciano; "A imersão em uma indústria joinvilense possibilitando um diagnóstico para a busca de uma nova atuação de mercado", p. 153-175. 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos: relatos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-08