A imersão em uma indústria joinvilense possibilitando um diagnóstico para a busca de uma nova atuação de mercado
SCHULENBURG, Larissa Angeoleti ; Aguiar, Victor Rafael Laurenciano
Resumo:
Da constante busca pela inovação nas organizações emergem novas atuações que vão além dos limites tradicionalmente estabelecidos em determinados campos disciplinares da gestão. Nesse sentido, o design vem se consolidando com novas práticas e atuações mercadológicas. Observa-se que um projeto de design, atualmente, não é mais considerado apenas como um resultado que contemple soluções práticas, estéticas e funcionais. Com a atual discussão das práticas do Design como um serviço, salientase a preocupação em propor soluções para a indústria. Pode-se considerar ainda, que o design como um campo exploratório de atuações bem-sucedidas, pode enriquecer o modelo de gestão que se tinha concebido previamente e tradicionalmente em áreas administrativas.
30 downloads
DOI: 10.5151/9788580391855-08
Referências bibliográficas
- AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 5. ed. Porto
- Alegre: Bookman, 2001.
- FORTY, A. Objeto de desejo: design e sociedade desde 1970. São
- Paulo: Cosac Naify, 2007.
- LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para configuração de
- produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
- MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Díaz.
- Gestão de Design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina:
- EDUEL, 2011.
- MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando o design
- para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre:
- Bookman, 2011.
- NESE, L. O Design como Serviço Essencial. In: Innovation Idea Brazil.
- São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.
- PORTAL GRAMPEL. Soluções em corte a laser (Joinville, SC).
- Disponível em: <http://www.grampel.ind.br>. Acesso em: 14 out.
- 2013.
Como citar:
SCHULENBURG, Larissa Angeoleti; AGUIAR, Victor Rafael Laurenciano; "A imersão em uma indústria joinvilense possibilitando um diagnóstico para a busca de uma nova atuação de mercado", p. 153-175. 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos: relatos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-08