A imersão em uma indústria joinvilense possibilitando um diagnóstico para a busca de uma nova atuação de mercado

SCHULENBURG, Larissa Angeoleti; AGUIAR, Victor Rafael Laurenciano;

Resumo:

Da constante busca pela inovação nas organizações emergem novas atuações que vão além dos limites tradicionalmente estabelecidos em determinados campos disciplinares da gestão. Nesse sentido, o design vem se consolidando com novas práticas e atuações mercadológicas. Observa-se que um projeto de design, atualmente, não é mais considerado apenas como um resultado que contemple soluções práticas, estéticas e funcionais. Com a atual discussão das práticas do Design como um serviço, salientase a preocupação em propor soluções para a indústria. Pode-se considerar ainda, que o design como um campo exploratório de atuações bem-sucedidas, pode enriquecer o modelo de gestão que se tinha concebido previamente e tradicionalmente em áreas administrativas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391855-08

Referências bibliográficas
  • AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
    FORTY, A. Objeto de desejo: design e sociedade desde 1970. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
    LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para configuração de produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
    MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão de Design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: EDUEL, 2011.
    MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
    NESE, L. O Design como Serviço Essencial. In: Innovation Idea Brazil. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.
    PORTAL GRAMPEL. Soluções em corte a laser (Joinville, SC). Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2013.
Como citar:

SCHULENBURG, Larissa Angeoleti; AGUIAR, Victor Rafael Laurenciano; "A imersão em uma indústria joinvilense possibilitando um diagnóstico para a busca de uma nova atuação de mercado", p. 153 -175. In: 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-08