Materiais didáticos para aprendizagem e educação inclusiva: o caso da Escola Engenho do Meio, Recife, Pernambuco

Materiais didáticos para aprendizagem e educação inclusiva: o caso da Escola Engenho do Meio, Recife, Pernambuco

Leão, Yasmin van der Linden Remígio; Silva, Germannya D'Garcia Araújo; Martins, Laura Bezerra;

Resumo:

A educação é o lugar para o exercício da cidadania, da socialização e aceitação da diversidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos preconiza que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade” (DUDH, 1948, art. 1). A educação é reconhecida pela Constituição da República Federativa do Brasil como um direito inerente a todo e qualquer indivíduo, com ou sem deficiência.

0:

A educação é o lugar para o exercício da cidadania, da socialização e aceitação da diversidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos preconiza que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade” (DUDH, 1948, art. 1). A educação é reconhecida pela Constituição da República Federativa do Brasil como um direito inerente a todo e qualquer indivíduo, com ou sem deficiência.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503180-07

Referências bibliográficas
  • SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação.
    Revista Nacional de Reabilitação (Reação), Ano XII, mar./abr. 2009, p.
    10-16.
    SEBASTIÁN-HEREDERO, E. et al. Inclusión educativa y social: aportaciones
    para su desarrollo, 2020.
    SILVA, E. A. da; DELGADO, O. C. O processo de ensino-aprendizagem e
    a prática docente: reflexões. Rev. Espaço Acadêmico, v. 8, n. 2, 2018, p.
    40-52.
Como citar:

LEãO, Yasmin van der Linden Remígio; SILVA, Germannya D'Garcia Araújo; MARTINS, Laura Bezerra; "Materiais didáticos para aprendizagem e educação inclusiva: o caso da Escola Engenho do Meio, Recife, Pernambuco", p. 160 -181. In: ergonomia e tecnologia [em foco] – Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503180, DOI 10.5151/9786555503180-07