Educar para a sustentabilidade: conscientizar para mudar

Souza, Maria Eliane de

Resumo:

Este capítulo tem como objetivo refletir sobre possibilidades de atuação da educação para agir em prol da promoção da conscientização da importância das ações pessoais como forma sustentável enquanto cidadãos integrantes de uma sociedade. Os desafios globais exigem o desenvolvimento de novos hábitos cotidianos, comprometidos com a preservação da natureza. Observa-se neste texto o currículo ambiental da cidade de São Paulo e sua concepção de que todos são responsáveis pelos cuidados e pela preservação do meio ambiente. Neste sentido, as escolas, por meio de seus currículos e projetos-político-pedagógicos, podem contribuir com a aplicação de práticas voltadas para a articulação com os temas ambientais. Palavras-chave: educação e sustentabilidade; hábitos sustentáveis; currículo e meio ambiente.

33 downloads

DOI: 10.5151/9786555503456-07

Referências bibliográficas
  • BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018. Disponível
  • em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 31 ago. 2023.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
  • GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. B. (Orgs.). Currículo na contemporaneidade. 2. ed.
  • São Paulo: Cortez, 2006.
Como citar:

SOUZA, Maria Eliane de; "Educar para a sustentabilidade: conscientizar para mudar", p. 118-127. ESG e economia circular na gestão 4.0: ações para negócios mais sustentáveis. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503456, DOI 10.5151/9786555503456-07